A educação ambiental nas escolas públicas municipais de Rio Negrinho, SC

Autores

  • Mauricio Baum Universidade do Contestado - UnC
  • Maristela Povaluk Universidade do Contestado - UnC

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v1i1.221

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Interdisciplinaridade, Escola

Resumo

A pesquisa foi desenvolvida na Escola de Educação Básica Professor Ricardo Hoffmann e na secretaria de educação do município de Rio Negrinho, SC, tendo como finalidade verificar como está sendo trabalhada a Educação Ambiental nas escolas públicas municipais de Rio Negrinho, SC, com alunos e professores  e evidenciar os programas de Educação Ambiental existentes na secretaria de educação de Rio Negrinho, SC. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, para buscar informações sobre o objeto de estudo. A presente pesquisa foi realizada na referida escola através de verificação “in loco”, onde foram aplicados questionários, aos alunos e aos docentes, com perguntas objetivas, respondidos por 12 professores e 70 alunos. Foi realizada uma entrevista com o diretor de departamento de ensino das séries finais da secretaria municipal de educação. Após a aplicação do questionário, seguiu-se a fase da análise de todos os dados obtidos durante a pesquisa. Através da análise dos resultados da pesquisa, constatou-se que a temática é trabalhada de forma significativa pelos professores dessa escola e que os alunos se interessam e consideram importante o tema meio ambiente e que este, deve ser abordada com frequência pelos professores. Constatou-se também que, muitas são as necessidades de aprofundamento teórico do tema e de aperfeiçoamento do trabalho em si, principalmente em seus aspectos mais aplicados. Evidenciou-se também que a secretaria de educação do município contempla alguns projetos em conjunto com as escolas sobre Educação Ambiental.

Biografia do Autor

Mauricio Baum, Universidade do Contestado - UnC

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Contestado – UnC/Mafra e acadêmico do curso de Pós graduação em Ecologia Aplicada com área de concentração em Gestão e Análise Ambiental da UnC – Universidade do Contestado, Campus Universitário de Mafra.

Maristela Povaluk, Universidade do Contestado - UnC

Mestre em Educação: Ensino Superior – FURB, doutoranda em Educação –PUC/PR

Downloads

Publicado

2012-07-06

Como Citar

Baum, M., & Povaluk, M. (2012). A educação ambiental nas escolas públicas municipais de Rio Negrinho, SC. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 1(1), 38–52. https://doi.org/10.24302/sma.v1i1.221

Edição

Seção

Artigos