Estudo epidemiológico dos fatores de risco para intoxicação entre fumicultores expostos ocupacionalmente a agrotóxicos

Autores

  • Luciana Maria Mazon Universidade do Contestado
  • Claudimara Prado Steff Universidade do Contestado - UnC

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v1i1.200

Palavras-chave:

Trabalhador. Fatores de Risco. Intoxicação

Resumo

O conhecimento do forte predomínio da fumicultura na localidade de Doce Grande situada no município de Quitandinha-PR e as evidências em estudos da correlação entre a exposição continua a substâncias químicas e intoxicações em trabalhadores rurais incitaram o presente estudo. O objetivo foi identificar os fatores de risco para intoxicação a que os trabalhadores rurais da fumicultura estão suscetíveis, principalmente relacionados à forma de manejo dos agrotóxicos. O estudo teve enfoque quantitativo, tratando-se de um estudo exploratório e descritivo com investigação direta de campo. A amostra foi equivalente a 20% do número total de famílias que atuam na fumicultura em Doce Grande. O levantamento de dados se deu através de um questionário estruturado, onde foram avaliadas 50 famílias de fumicultores. Os dados evidenciaram que os agrotóxicos mais utilizados pelos fumicultores são considerados medianamente tóxicos a altamente tóxicos, além disso os trabalhadores ficam de quatro a mais horas expostos. O modo de aplicação destas substâncias também foi considerado um fator predisponente as intoxicações. Neste contexto, apesar das limitações inerentes aos estudos epidemiológicos exploratórios quanto ao estabelecimento de relações de causa-efeito, os resultados observados estão em concordância com as evidências descritas na literatura, apoiando uma possível associação entre a exposição ocupacional aos agrotóxicos e as intoxicações entre os trabalhadores rurais.

Biografia do Autor

Luciana Maria Mazon, Universidade do Contestado

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, com especialização em Gestão Pública em Saúde pela UFPR. Mestranda do curso de Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas pela Universidade do Contestado/UnC. Atualmente é servidora pública atuante na área de saúde coletiva e docente da Universidade do Contestado Campus Mafra.

Downloads

Publicado

2012-07-05

Como Citar

Mazon, L. M., & Steff, C. P. (2012). Estudo epidemiológico dos fatores de risco para intoxicação entre fumicultores expostos ocupacionalmente a agrotóxicos. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 1(1), 65–73. https://doi.org/10.24302/sma.v1i1.200

Edição

Seção

Artigos