Qualidade de vida dos pacientes renais crônicos em um intervalo de 4 anos

Autores

  • Flavia Barbosa Martins Stockschneider Centro de Tratamento de Doenças Renais de Joinville
  • Solange Imhof Centro de Tratamento de Doenças Renais
  • Rosa Maria Gasparino da Silva Fundação Pró Rim
  • Fabiana Baggio Nerbass Western University
  • Hercílio Alexandre da Luz Filho Fundação Pró Rim
  • Marcos Alexandre Vieira Fundação Pró Rim

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v6i2.1454

Palavras-chave:

Qualidade de vida. Hemodiálise. Doença renal.

Resumo

O presente estudo avaliou as mudanças na Qualidade de Vida (QV) de pacientes submetidos ao tratamento hemodialítico, em um período de 4 anos. Trata-se de estudo retrospectivo, realizado em duas unidades de hemodiálise, ambos no estado de Santa Catarina. Para a avaliação da QV foi o utilizado o instrumento KDQOL, desenvolvido pelo KidneyDiseaseQualityof Life WorkingGroup como medida autoaplicável da qualidade de vida em pessoas com doença renal e sob diálise. Os questionários foram aplicados no ano de 2009 e reaplicados em 2013. No ano de 2009 em 87 pacientes e em 2013, 40 pacientes destes foram incluídos na análise. Os excluídos foram transferidos para outras unidades, faleceram, mudaram de modalidade de tratamento ou não tiveram mais condições cognitivas em responder ao questionário.  Quando comparamos os resultados obtidos nos dois anos de avaliação, encontramos diferença significativa em 5 domínios. Na avaliação de 2013, maiores escores foram obtidos em estímulo da equipe e satisfação do paciente, enquanto que menores escores foram observados nos domínios funcionamento físico, saúde geral e função social. O escore de QV total foi semelhante nos dois períodos de avaliação 78 (69-85) versus 72 (61-84); p= 0,12. A QV geral dos pacientes se manteve entre os anos de 2009 e 2013. Nos idosos houve uma diminuição significativa da QV geral durante o período estudado influenciada por aspectos físicos e sociais. Intervenções nestes domínios podem auxiliar para a melhoria da QV de pacientes em HD ao longo do tempo de tratamento.

Biografia do Autor

Flavia Barbosa Martins Stockschneider, Centro de Tratamento de Doenças Renais de Joinville

Psicóloga, especialista em Psicologia Hospitalar pela Faculdade Pequeno Príncipe de Curitiba PR, especialista Psicologia da Saúde pela Faculdade Evangélica do Paraná. Colaboradora do Centro de Tratamento de Doenças Renais Unidade de Mafra - SC.

Solange Imhof, Centro de Tratamento de Doenças Renais

Psicóloga, especialista em Psicologia Hospitalar pela Faculdade Pequeno Príncipe de Curitiba PR, especialista em Saúde da Família pela PUC com enfoque multidisciplinar- PR e Nefrologia Multidisciplinar pela UFMA. Colaboradora do Centro de Tratamento de Doenças Renais Unidade de Jaraguá do Sul - SC.

Rosa Maria Gasparino da Silva, Fundação Pró Rim

Psicóloga, mestre em Saúde e Meio Ambiente pela Universidade da Região de Joinville (2003). Colaboradora Gestora do Serviço de Psicologia da Fundação Pró Rim e Centro de Tratamento de Doenças Renais de Joinville.

Fabiana Baggio Nerbass, Western University

Nutricionista, formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), mestrado em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo (2004) e doutorado em Ciências da Saúde pela PUC-PR (2014). Atualmente é aluna de pós-doutorado na Western University, London, Canada. Atua na área de Nefrologia com pesquisas relacionadas ao tema

Hercílio Alexandre da Luz Filho, Fundação Pró Rim

Médico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1978. Pós graduado em nefrologia pela Fundação Carlos Chagas - RJ. Médico adido unidade de Transplante Renal do Hospital das Clinicas da universidade de São Paulo no ano de 1981. Foi diretor clínico da Fundação Pró-Rim de 1987 a 2007. Foi o presidente da Fundação Pró-Rim, coordenador e fundador da residência médica em nefrologia do Hospital Municipal São José e Fundação Pró-Rim dos anos 1995 a 2005. É sócio fundador do Centro de Tratamento de Doenças Renais. Foi responsável técnico da unidade de diálise do Hospital Municipal São José no período de janeiro 1986 a dezembro de 2002.

Marcos Alexandre Vieira, Fundação Pró Rim

Médico, pela Universidade Católica de Pelotas (1999). Especialista em Nefrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: nefrologia intervencionista, diálise peritoneal, hipertensão arterial sistêmica, hemodiálise e transplante renal. Atualmente é presidente da Fundação Pró-Rim.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Martins Stockschneider, F. B., Imhof, S., Gasparino da Silva, R. M., Nerbass, F. B., Luz Filho, H. A. da, & Vieira, M. A. (2017). Qualidade de vida dos pacientes renais crônicos em um intervalo de 4 anos. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 6(2), 53–64. https://doi.org/10.24302/sma.v6i2.1454

Edição

Seção

Artigos