Avaliação microbiológica da água utilizada para consumo humano em uma propriedade rural de Taió – SC

Autores

  • Debora Ferrari Stolf Universidade do Contestado
  • Simone Molz Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v6i1.1104

Palavras-chave:

Análise microbiológica. Água. Coliformes. Propriedade rural.

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar a qualidade microbiológica da água de diferentes pontos (nascente, caixas reservatória e torneira), destinadas ao abastecimento de famílias e animais da propriedade rural, localizada na cidade de Taió-SC, quanto a presença de coliformes totais e  fecais nas amostras de água. Foram analisadas amostras de cada ponto (nascente, caixa reservatória e torneira), os métodos empregados foram baseados nos recomendados pela Associação Americana de Saúde Pública – American Public Health Association (APHA). As amostras de água foram submetidas a pesquisa de coliformes totais e termotolerantes pela técnica de números mais prováveis (NMP). Os resultados revelaram que todas as amostras de água apresentaram contaminação com bactéria do grupo coliforme total e coliformes fecal. Dentre elas, a que apresentou maior contaminação foi a água da torneira, sugerindo que esta é a mais facilmente contaminada pelo fato do encanamento que conduz a água percorrer longo trajeto da caixa reservatória até a torneira, podendo ser facilmente quebrado pelo gado que transita o local e assim entrar em contato com o ar e solo contaminados. De acordo com a Resolução 2.914, de 12 de dezembro de 2011, que dispõe sobre a qualidade microbiológica das águas minerais, para ser considerada água mineral natural e água natural, estas devem estar ausentes de bactérias do grupo Coliformes. Os resultados apresentados neste estudo indicam que a água pesquisada está imprópria para o consumo.

Biografia do Autor

Debora Ferrari Stolf, Universidade do Contestado

Aluna de graduação do Curso de farmácia da Universidade do Contestado, Campus Canoinhas

Simone Molz, Universidade do Contestado

Graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestrado em Neurociência pela UFSC e Doutorado em Neurociência - ênfase em Neurobiologia Celular e Molecular pela UFSC e Universidad Autónoma de Madrid. Atualmente é professora da Fundação Universidade do Contestado. Tem experiência na área de Neurociência e Bioquímica, com ênfase em Neurotoxicidade e Neuroproteção, atuando principalmente nos seguintes temas: neurodegeneração e compostos neuroprotetores.

Downloads

Publicado

2017-07-14

Como Citar

Stolf, D. F., & Molz, S. (2017). Avaliação microbiológica da água utilizada para consumo humano em uma propriedade rural de Taió – SC. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 6(1), 96–106. https://doi.org/10.24302/sma.v6i1.1104

Edição

Seção

Artigos