Educação, governança e desenvolvimento regional

correlação, princípios e conceitos

Autores

Resumo

Este estudo aborda sobre a interligação crítica entre Educação, Governança e Desenvolvimento Regional, destacando a correlação entre a qualidade educacional e as práticas governamentais em âmbito regional. Exploramos os princípios e conceitos fundamentais que moldam essa relação, visando contribuir para políticas mais eficazes e um desenvolvimento regional sustentável. A metodologia empregada envolveu uma revisão bibliográfica abrangente para fundamentar nossas conclusões. Este trabalho apresenta-se no III Seminário Regional sobre Educação e Desenvolvimento Regional, buscando estimular discussões e propostas para aprimorar o panorama educacional e governamental, fortalecendo assim as bases para um progresso regional equitativo. Como resultado da pesquisa, foi evidente concluir que o desenvolvimento regional se assenta numa educação de qualidade. Toda prática educacional de qualidade que importa conhecimento para fortalecimento das bases, resulta de um esforço conjugado dos atores políticos e governamentais, sociedade civil e comunidades locais. Esta prática subjuga o aumento de número de alfabetizados, criando capacidades de aceitação e inclusão no processo de desenvolvimento regional.

Palavras-chave: Políticas educacionais; educação de qualidade; governança; desenvolvimento regional.

Biografia do Autor

Luís Jo Sandramo Inchuca, Universidade Federal de Tocantins

Graduado em Economia e Gestão pela Universidade Católica de Moçambique(UCM); Pós- Graduado em Administração Pública pelo Instituto Superior de Administração Pública (ISAP), Moçambique; Mestre em Gestão e Administração de Empresas(MBA) pela Instituto Superior de Ciências e Tecnologia Alberto Chipande(ISCTAC) e Doutorando em Desenvolvimento Regional no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal de Tocantins (UFT). Brasil. Docente tempo Parcial na UP, ESEG, UCM e ISCTAC. Funcionário Público, concursado do Estado Moçambicano. 

Waldecy Rodrigues, Universidade Federal de Tocantins

Graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) com mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB), Doutorado em Sociologia no Centro de Estudos Comparados sobre as Américas (UnB) e Pós-Doutorado em Economia (UnB). Atualmente é Professor dos Programas de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional e Modelagem Computacional de Sistemas , ambos, da Universidade Federal do Tocantins. Atualmente, é Coordenador Adjunto de Programas Profissionais da Área de Planejamento Urbano e Regional no Brasil - CAPES (2018 - ). Pró Reitor de Pesquisa e Pós Graduação (2012-2016). Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Área de Planejamento Urbano e Regional. Diretor da Sociedade Brasileira de Economia, Sociologia e Administração Rural - SOBER (2019 - 2022). Tem experiência na área de Desenvolvimento Regional, Economia Ecológica e Avaliação de Políticas Públicas.

Fabiana Scoleso, Universidade Federal de Tocantins

Pós-doutora em Sociologia do Trabalho pela Unicamp, Doutora em História Social. É professora do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Tocantins e coordenadora do curso de Especialização em Estudos Latino-Americanos e Territorialidades. Coordena também o grupo de pesquisa em Estudos Globais e América Latina.

Downloads

Publicado

2024-03-26

Como Citar

Inchuca, L. J. S., Rodrigues, W., & Scoleso, F. (2024). Educação, governança e desenvolvimento regional: correlação, princípios e conceitos. Revista Educação E Saber – REdeS, 1, 1–11. Recuperado de http://www.periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5332

Edição

Seção

Artigos