O Contestado e o passado que não passsa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v10.2999

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em examinar os desdobramentos do processo de estatização da Southern Brazil Lumber and Colonization Company, culminando com a transformação de sua sede no Campo de Instrução Marechal Hermes. A abordagem considera o enfoque da História Social Inglesa – especialmente as noções sugeridas por Thompson – na perspectiva da reciprocidade entre a classe trabalhadora e as classes dominantes, além de suas relações com o Estado. Dentre os resultados do estudo, descreve-se: as mudanças na cultura organizacional da Lumber Incorporada após os militares assumirem o controle da administração; as aparentes irregularidades no processo de venda do acervo de bens da Lumber Incorporada; a suspeição acerca da atuação do então governador do estado de Santa Catarina, Irineu Bornhausen; a atuação com segundas intenções do empresário Alberto Dalcanale, que cedeu a área de terras da sede da Lumber Incorporada ao Ministério da Guerra; a agonia dos trabalhadores da Lumber Incorporada em longos períodos de atraso nos pagamentos de salários; o processo injusto de desapropriações de áreas de terras contíguas à Lumber Incorporada, para fins de composição do campo militar. Concluí-se que a presença da Lumber Company afetou decisivamente o curso dos eventos na região sob sua influência.

Palavras chave: Lumber Company. Nacionalização. Contestado.

Biografia do Autor

Alexandre Assis Tomporoski, Universidade do Contestado

Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003), mestrado (2006) e doutorado (2013) em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Sua atuação concentra-se nas áreas de história do Contestado e história do trabalho no Brasil. Atualmente é professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e de diversos cursos de graduação da Universidade do Contestado (UnC), campus Canoinhas, onde também coordena o Núcleo de Pesquisa em História.

Patricia Minini Wechinewsky Guerber, Universidade do Contestado (UNC)

Doutoranda em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (PPGDR/UNC). Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Juliana Maciel, Universidade do Contestado (UNC)

Bacharel em Direito. Mestranda em Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (PPGDR/UNC). Canoinhas, Santa Catarina, Brasil.

Evelyn Bueno Vicente de Lima, Universidade do Contestado (UNC)

Doutoranda e Mestre em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (PPGDR/UNC). Três Barras, Santa Catarina, Brasil.

Daiani Amaral, Universidade do Contestado (UNC)

Acadêmica do Curso de Direito da Universidade do Contestado. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC.

Publicado

2023-08-23

Como Citar

Tomporoski, A. A., Guerber, P. M. W., Maciel, J., Lima, E. B. V. de, & Amaral, D. (2023). O Contestado e o passado que não passsa. Profanações, 10, 320–343. https://doi.org/10.24302/prof.v10.2999

Edição

Seção

Artigos