A regionalização no planejamento da Amazônia

da ocupação do espaço à importância das microrregiões para o desenvolvimento

Autores

  • Rafael Gonçalves Gumiero Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v7iEd.%20esp..2613

Resumo

A Amazônia possui uma longa trajetória de experiências para o desenvolvimento regional, no qual podemos apontar desde 1950 até a atualidade. Em cada década a proposta de desenvolvimento caracterizada pela baliza analítica, diagnóstico e prognóstico foi alterada, de acordo com o projeto de desenvolvimento sediado pela gestão do governo federal. O objetivo deste artigo é realizar o balanço das políticas de desenvolvimento para Amazônia no período de 1950 a 2015,  com o enfoque nos temas que foram inseridos com prioridade na agenda de políticas de desenvolvimento regional do Estado, buscando averiguar como a regionalização do espaço foi alterada, da escala macrorregional para a microrregional, com ênfase nas desigualdades territoriais.A metodologia aplicada para análise desse artigo foi a análise qualitativa de políticas, programas e planos para o desenvolvimento da Amazônia, no recorte temporal 1950 a 2015, Concepção Preliminar da Valorização Econômica da Amazônia e Primeiro Plano Quinquenal, da SPVEA; Operação Amazôniae oI Plano diretor da SUDAM; O estudo Eixos de integração e desenvolvimento; e, a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), o Plano Amazônia Sustentável (PAS), o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu.A regionalização do território para o planejamento de políticas públicas foi introduzida tardiamente na agenda do governo federal e há forte predominância dos temas ocupação da terra, planejamento setorial com viés na produtividade, exportação e integração ao mercado nacional via matérias-primas.

Palavras-chaves: Amazônia. Desigualdades territoriais. Regionalização. Escalas.

Biografia do Autor

Rafael Gonçalves Gumiero, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Doutor em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor Adjunto do Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Professor do curso de graduação de Ciências Econômicas da UNIFESSPA e coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Regional na Amazônia da UNIFESSPA.

Downloads

Publicado

2020-03-02

Como Citar

Gumiero, R. G. (2020). A regionalização no planejamento da Amazônia: da ocupação do espaço à importância das microrregiões para o desenvolvimento. Profanações, 7(Ed. esp.), 125–150. https://doi.org/10.24302/prof.v7iEd. esp.2613