Capacidade preditiva do método de Kanitz aplicado à pequenas e médias empresas

Autores

  • Danielle Martins Duarte Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Pouso Alegre (IFSULDEMINAS)
  • Paulo Márcio da Silva Centro Universitário de Formiga (UNIFOR-MG)
  • Diego César Terra de Andrade Universidade Federal de Lavras/Universidade Nove de Julho
  • Ademilson Martins Duarte Costa Faculdade Pitágoras, Divinópolis

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v20i1.929

Palavras-chave:

Método de Kanitz. Falência. Confecções. Pequenas e Médias.

Resumo

Este trabalho analisou a capacidade de previsão de falência do método de Kanitz (1978) tendo como objeto de estudo pequenas e médias empresas do ramo de confecções do município de Formiga, MG. A escolha do setor de confecções deu-se pela importância econômica que esta atividade apresenta para o município de Formiga. Os dados secundários foram coletados através dos Demonstrativos Contábeis e os dados primários foram coletados diretamente nas empresas selecionadas. O período de análise foi de 2007 a 2011. Os resultados demonstraram que o método de previsão de insolvência de Kanitz é eficiente para a previsão da tendência de solvência ou insolvência de pequenas e médias empresas do setor analisado neste estudo de caso.

Biografia do Autor

Danielle Martins Duarte Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Pouso Alegre (IFSULDEMINAS)

Professora e pesquisadora da área de Administração e Contabilidade no IFSULDEMINAS-CAMPUS POUSO ALEGRE.

Paulo Márcio da Silva, Centro Universitário de Formiga (UNIFOR-MG)

Contador

Diego César Terra de Andrade, Universidade Federal de Lavras/Universidade Nove de Julho

Doutorado em Administração em curso - Universidade Nove de Julho, Mestre em Administração - Universidade Federal de Lavras (2011), Pós Graduado, MBA em Hotelaria - Universidade Federal de Juiz de Fora/SENAC (2006), Especialização em Revisão Sistemática e Metanálise em curso - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Bacharel em Administração - Universidade Federal de Lavras (2005) e Licenciado em Matemática (2013) - Faculdade Capixaba de Nova Venécia. Universidade Federal de Lavras/Universidade Nove de Julho. Minas Gerais, Brasil.

Ademilson Martins Duarte Costa, Faculdade Pitágoras, Divinópolis

Estudante de Engenharia Civil na Faculdade Pitágoras, Divinópolis

Downloads

Publicado

2015-08-06

Como Citar

Costa, D. M. D., Silva, P. M. da, Andrade, D. C. T. de, & Costa, A. M. D. (2015). Capacidade preditiva do método de Kanitz aplicado à pequenas e médias empresas. Ágora : Revista De divulgação científica, 20(1), 90–104. https://doi.org/10.24302/agora.v20i1.929

Edição

Seção

Artigos