Empreendedorismo X intraempreendedorismo: uma investigação de competências empreendedoras em gestores de micro e pequenas empresas

Autores

  • Nathalia Berger Werlang FAI Faculdades
  • Rafael Engel FAI Faculdades

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v20i1.904

Palavras-chave:

Empreendedorismo. Intraempreendedorismo. Competências empreendedoras.

Resumo

Diferentes formas de gestão dos negócios são necessárias atualmente a fim de garantir a prosperidade das empresas. A competitividade cada vez mais acirrada exige dos gestores competências distintas, que tornem possíveis a criação constante de inovações. Sendo assim, as competências empreendedoras são capazes de fornecer às empresas um diferencial no mercado, se comparado a outras empresas. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo analisar a diferença do desenvolvimento de competências empreendedoras em empreendedores e intraempreendedores em gestores de empresas de micro e pequeno porte. A operacionalização do trabalho se deu por aplicação de uma survey e contou com uma amostra de 75 respondentes. As competências que se desenvolveram em maior intensidade foram: Comprometimento, Persistência e Iniciativa e Autoconfiança. Foram encontradas diferenças significativas entre as competências empreendedoras desenvolvidas em empreendedores e intraempreendedores. As competências: Busca de Oportunidade e Iniciativa, Correr Riscos Calculados e Exigência de Qualidade e Eficiência estão presentes essencialmente em empreendedores, enquanto as competências Estabelecimento de Metas e Planejamento e Monitoramento Sistemático são competências desenvolvidas maioritariamente em intraempreendedores.

Biografia do Autor

Nathalia Berger Werlang, FAI Faculdades

Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Possui MBA executivo com ênfase em Recursos Humanos nas Organizações pela FAI Faculdades. Graduada em Hotelaria pela Castelli Escola Superior de Hotelaria. Atualmente é professora titular na FAI Faculdades, coordenadora da empresa FAI Júnior e articuladora dos programas de internacionalização da FAI Faculdades de Itapiranga-SC. Integrante do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Administração da FAI Faculdades. Possui experiência em: planejamento estratégico, negócios internacionais, inovação e empreendedorismo.

Rafael Engel, FAI Faculdades

Graduado em Administração pela Faculdades de Itapiranga (2013). Atualmente atua na gestão comercial da FAI Faculdades e cursa MBA em Marketing e Gestão Comercial na UCEFF. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em marketing, estratégia e empreendedorismo.

Publicado

2015-08-06

Como Citar

Werlang, N. B., & Engel, R. (2015). Empreendedorismo X intraempreendedorismo: uma investigação de competências empreendedoras em gestores de micro e pequenas empresas. Ágora : Revista De divulgação científica, 20(1), 5-24. https://doi.org/10.24302/agora.v20i1.904

Edição

Seção

Artigos