O CONHECIMENTO DAS MULHERES SOBRE O USO DO PRESERVATIVO FEMININO

Autores

  • Jessica Cristina Prado Oliveira Universidade do Contestado
  • Adriana Moro Wiezorkievicz Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v17i1.52

Palavras-chave:

Preservativo feminino, Mulher, Prevenção

Resumo

Nos dias de hoje, a mulher busca autonomia e reconhecimento tanto em áreas profissionais como pessoais. Esta revolução gerou diversas mudanças nos conceitos e necessidades da classe feminina. O planejamento familiar é um dos métodos mais importantes para a estruturação de uma família, pois é por meio deste que o casal conseguirá evitar que ocorram situações inesperadas e inapropriadas. O número de mulheres que utilizam algum tipo de método contraceptivo aumentou significativamente nos últimos anos, fator que demonstra a preferência das mulheres por uma vida mais programada e independente. Desta forma foi de objetivo desta pesquisa identificar qual o conhecimento das mulheres sobre o uso do preservativo feminino, utilizando-se como método de coleta de dados um questionário com questões objetivas, que contou com a participação de vinte mulheres usuárias do serviço da Casa da Saúde da Mulher, no município de Rio Negro – PR. Verificou-se que apesar do interesse em experimentar o preservativo, ainda existem barreiras como a falta de conhecimento sobre a utilização do condom, acesso ao método precário e como fator principal o medo de desagradar o parceiro sugerindo um novo meio de prevenção. Constatou-se também que a preocupação com uma gravidez indesejada exerce maior influência no momento de escolha do método, prevalecendo entre a classe feminina o uso de pílulas anticoncepcionais, informação esta que demonstra o risco em que grande parte das mulheres se expõe.

Biografia do Autor

Jessica Cristina Prado Oliveira, Universidade do Contestado

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade do Contestado – UnC/Campus Mafra, Bolsista de Iniciação Científica do programa de pesquisa do artigo 170.

Adriana Moro Wiezorkievicz, Universidade do Contestado

Enfermeira Especialista em Cuidados Intensivos Neonatais. Orientadora. Professora Substituta da Universidade do Contestado – UnC/Campus Mafra.

Como Citar

Oliveira, J. C. P., & Wiezorkievicz, A. M. (1). O CONHECIMENTO DAS MULHERES SOBRE O USO DO PRESERVATIVO FEMININO. Ágora : Revista De divulgação científica, 17(1), p. 79-84. https://doi.org/10.24302/agora.v17i1.52

Edição

Seção

Artigos