OTIMIZAÇÃO DE PRODUTIVIDADE EM PRENSAS DE ALTA FREQUÊNCIA UTILIZANDO FERRAMENTAS DA PROGRAMAÇÃO LINEAR - UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Gerson Ulbrich Universidade do Contestado
  • Richardson Ribeiro Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v17i1.51

Palavras-chave:

Prensas de alta frequência, Otimização, Programação Linear

Resumo

O presente estudo tem como objetivo pesquisar fonnas de minimizar os desperdícios de espaço vazios (sem madeira), no processo de prensagem de painéis em prensas de alta frequência. Busca-se desenvolver um sistema para programar a produção de painés de madeira com dimensões pré definidas e com demandas diferenciadas. Pretende-se generalizar o problema para quaisquer valores de demandas bemcomo dimensões de painéis a serem alocados. O modelo foi programado utilizados softwares que auxiliam na resolução, destacando-se neste caso os softwares LINDO para programação linear e Microsoft Excel® para cálculo dos custos de produção.

Biografia do Autor

Gerson Ulbrich, Universidade do Contestado

Mestre em Métodos Numéricos em Engenharia pela UFPR (2009), possui Especialização em Métodos Estatistícos pela FURB-SC (2006). Possui Licenciatura Plena em Matemática pela UN|ICLAR-SP (2000). Possui graduação Tecnológica em Processamento de Dados pela UnC-SC (1999). Atualmente é professor na Universidade do Contestado - Campus Mafra-SC, professor do Centro Universitário de Jaraguá do Sul-  UNERJ e professor efetivo da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul - SC. Tem experiência na área de Pesquisa Operacional, Probabilidade e Estatística, cálculo Numérico, Matemática Aplicada e Programação Matemática.

Richardson Ribeiro, Universidade do Contestado

doutorando na área da Ciência da Computação - Informática na Pontificia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Possui Mestrado em Informática Aplicada pela PUCPR (2006). Bacharelado em Informática pela Universidade do Contestado Campus Mafra (2003). Atualmente é professor na Universidade do Contestado - UnC. Tem experiência na área da Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, com interesse nos seguintes temas: Agentes de Software e Sistemas Multi-agente, Algontmos de Aprendizagem por Reforço, Aprendizagem de Máquina e Banco de Dados.

Como Citar

Ulbrich, G., & Ribeiro, R. (1). OTIMIZAÇÃO DE PRODUTIVIDADE EM PRENSAS DE ALTA FREQUÊNCIA UTILIZANDO FERRAMENTAS DA PROGRAMAÇÃO LINEAR - UM ESTUDO DE CASO. Ágora : Revista De divulgação científica, 17(1), p. 171-183. https://doi.org/10.24302/agora.v17i1.51

Edição

Seção

Artigos