PERFIL DOS IDOSOS DO MUNICÍPIO DE ARABUTÃ-SC

Autores

  • Cristiane Petry Universidade do Contestado
  • Vilma Beltrame Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v17i1.45

Palavras-chave:

Idoso, Envelhecimento saudável, Promoção de saúde

Resumo

Este estudo tem por objetivo caracterizar o perfil sócio-demográfico e de saúde dos idosos de Arabutã-SC. O Instrumento para a coleta de dados foi um questionário sócio-demográfico, que contém questões abertas e fechadas, sobre saúde, envelhecimento, sexualidade, moradia, infra-estrutura, ocupação, renda, composição familiar, aspectos sócio-culturais, idade, sexo e escolaridade. Foi validado pelo Projeto Porto Alegre e autorizado a sua aplicação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados nos meses de março a abril de 2007, pelas Agentes Comunitárias de Saúde, após treinamento.  Participaram do estudo 462 idosos (85,71%) do município. Os resultados mostraram que 57,3% têm entre 60 e 70 anos, predomina o sexo feminino (55,84%) e os casados (66,5%). Entre as mulheres, 39,1% são viúvas. Nos aspectos sócio-culturais, 48,5% ocupam seu tempo livre conversando com amigos, tentando suprir sua necessidade de falar e de ser ouvido. A sexualidade foi um tema difícil de ser discutido, 47,4% preferiram não se manifestar a respeito. A maioria dos idosos são sedentários (68,2%), no entanto poucos apresentam dificuldades para desenvolver as tarefas da vida diária. A hipertensão é o problema de saúde de maior prevalência (45,9%), seguida de problemas do coração (12,3%) e coluna (9,3). Conclui-se que o idoso de Arabutã mantém sua autonomia, é feliz e integrado socialmente.

Biografia do Autor

Cristiane Petry, Universidade do Contestado

Acadêmica do Curso de Pós Graduação “Lato Sensu” Multidisciplinar, com concentração em Gerontologia, da Universidade do Contestado, Campus Concórdia.

Vilma Beltrame, Universidade do Contestado

Enfermeira, Mestre em assistência de enfermagem. Professora da Universidade do Contestado – Concórdia

Como Citar

Petry, C., & Beltrame, V. (1). PERFIL DOS IDOSOS DO MUNICÍPIO DE ARABUTÃ-SC. Ágora : Revista De divulgação científica, 17(1), p. 85-93. https://doi.org/10.24302/agora.v17i1.45

Edição

Seção

Artigos