Empreendedorismo social

estudo das representações das mulheres artesãs de Barbacena-MG

Autores

  • Parley Lopes Bernini da Silva Universidade Federal de Viçosa https://orcid.org/0000-0001-9278-1235
  • Jussara Cândida Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais
  • Lidiane Cristina Alves Carneiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais
  • José Carlos de Cnop Siqueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v27.3764

Resumo

O artigo explora a temática de empreendedorismo social e como correlaciona ao modus vivendi das mulheres artesãs de Barbacena -MG que informalmente integram as feiras livres de artesanato do município, tal qual os significados que atribuem a sua prática de comercialização que resulta em sua inclusão/exclusão social. Para tal, a revisão bibliográfica e a aplicação de 12 questionários semiestruturados tornaram-se o alicerce deste ensaio. A análise, ancorada nas temáticas de Empreendedorismo e Empreendedorismo Social permitiu mapear aspectos polissêmicos das representações das mulheres no que diz respeito a sua posição neste nicho de mercado, notadamente percebido na literatura como instrumento de evasão do precariado. O estudo conclui que as protagonistas atribuem múltiplos significados a sua atuação neste contexto como o de que seu produto, antes de assumir valor financeiro, recebe questões subjetivas como o de realização pessoal e status frente ao grupo que participa e a sociedade que integra.

Palavras-chave: Empreendedorismo; Mulheres; Barbacena -MG.

Biografia do Autor

Parley Lopes Bernini da Silva, Universidade Federal de Viçosa

Gestor de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena, mestrando em Extensão Rural no Programa de Pós-GRadação em Extensão Rural do Departamento de Economia Rural vinculado à Universidade Federal de Viçosa -MG (PPGER/DER/UFV).

Jussara Cândida Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Bacharela em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena.

Lidiane Cristina Alves Carneiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Bacharela em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena.

José Carlos de Cnop Siqueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Especialista em Administração Financeira. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena.

Downloads

Publicado

2022-02-17

Como Citar

Silva, P. L. B. da, Soares, J. C., Carneiro, L. C. A., & Siqueira, J. C. de C. (2022). Empreendedorismo social: estudo das representações das mulheres artesãs de Barbacena-MG. Ágora : Revista De divulgação científica, 27, 23–44. https://doi.org/10.24302/agora.v27.3764

Edição

Seção

Artigos