A importância das atividades lúdicas na Educação Infantil

Autores

  • Rubia Paula Niles Universidade do Contestado - Unc Campus Curitibanos
  • Kátia Socha Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v19i1.350

Palavras-chave:

Lúdico. Brincar. Educação.

Resumo

No desenvolvimento deste trabalho apresenta-se como tema a importância das atividades lúdicas na Educação Infantil, de caráter bibliográfico mostra a importância do lúdico no processo de socialização das crianças como também sua importância no processo ensino e aprendizagem, através dos jogos, dos brinquedos, das brincadeiras. Percebe-se que o lúdico está presente  na construção do processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, que é de suma importância, fazendo deste assunto um fator primordial a ser trabalhado por todos os pedagogos, professores, comunidade, escola e familiares que tenham a intenção de educar, sabendo que isto não se limita a repassar informações ou mostrar apenas um caminho, mas sim ajudar a criança a tomar consciência de si mesma, dos outros e da sociedade. Teve como objetivo geral analisar e refletir sobre a importância da brincadeira para o desenvolvimento da criança, e destacar como também é importante instrumento para a construção do conhecimento e está vinculado a uma linguagem natural, que proporciona acesso a cultura e a troca de conhecimentos num processo de amadurecimento. Portanto o brincar na Educação Infantil, tem sido objeto de estudo, sendo sempre levando em conta a grande importância que há em momentos em que as crianças brincam e assim tem o seu desenvolvimento cognitivo cada vez mais ampliado. A atividade em que em que a brincadeira está presente torna o ambiente da aprendizagem bem mais enriquecedor, pois, o ato de educar não está restrito simplesmente a um quadro de escrever e uma carteira onde o aluno fica sentado, vai muito além da transmissão de conhecimento.


Biografia do Autor

Rubia Paula Niles, Universidade do Contestado - Unc Campus Curitibanos

Coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação. Docente da Universidade do Contestado

Kátia Socha, Universidade do Contestado

Mestrado em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil (2004). Coordenadora de Ensino Campus Curitibanos da Universidade do Contestado, Brasil.

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Niles, R. P., & Socha, K. (2015). A importância das atividades lúdicas na Educação Infantil. Ágora : Revista De divulgação científica, 19(1), 80-94. https://doi.org/10.24302/agora.v19i1.350

Edição

Seção

Artigos