Estatística para identificar a especificidade do ativo

análise dos custos de transação no mercado bovino

Autores

  • José Adeilton da Silva Filho Universidade Federal de Alagoas
  • André Maia Gomes Lages Universidade Federal de Alagoas
  • Anderson Moreira Aristides dos Santos Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v25i0.3437

Resumo

Este trabalho busca introduzir uma forma, que não seja apenas subjetiva e teórica, mas prática de avaliar o quão específico é o ativo bovino. Visando confrontar os índices já determinados no mercado com a dinâmica de preços em feiras de gado, que são realizadas no interior de Alagoas. Ao utilizar testes estatístico com média como uma maneira para evidenciar a especificidade, verificou-se divergências significativas nas médias de animais que tinham finalidades distintas, como também no aspecto de aparentar algum tipo de característica de raça, todavia para sua morfologia, e, portanto arrobação e eventual rendimento de carcaça, embora os testes ficaram em média com valores abaixo do índice, seus valores médios não foram estatisticamente significantes. Assim o trabalho conseguiu evidenciar a existência de especificidades no gado mesmo que do tipo geral, por meio de uma forma original, que pode permitir dada a importância desse tema, a proposta de trabalhos como o mesmo fim para outros animais comercializáveis no âmbito do agronegócio, como também em localidades com um volume de mercado maior que tornem o impacto de tais evidências mais expressivo.

Palavras-chave: Especificidades de ativos. Custos de transação. Institucionalismo. Agropecuária. Economia.

Biografia do Autor

José Adeilton da Silva Filho, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Economia. Ex-aluno do Programa de Mestrado em Economia Aplicada da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Alagoas. Brasil.

André Maia Gomes Lages, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Economia. Professor Associado do Programa de Mestrado em Economia Aplicada da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Alagoas. Brasil.

Anderson Moreira Aristides dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Economia. Professor Adjunto III do Programa de Mestrado em Economia Aplicada da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Alagoas. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Silva Filho, J. A. da, Lages, A. M. G., & Santos, A. M. A. dos. (2020). Estatística para identificar a especificidade do ativo: análise dos custos de transação no mercado bovino. Ágora : Revista De divulgação científica, 25, 172–199. https://doi.org/10.24302/agora.v25i0.3437

Edição

Seção

Artigos