Adesão ao tratamento anti-hipertensivo: visão dos ACS e dos usuários das ESF

Autores

  • Tatiane Cubas Ribas UNiversidade do Contestado UnC Mafra
  • Salete Regina Daronco Benetti Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v18i2.325

Palavras-chave:

Agente comunitário de saúde. Adesão. Hipertensos. Medicações. Enfermagem

Resumo

Este artigo objetiva trazer a visão dos ACS e dos Pacientes hipertensos, sobre a importância de orientações e o uso correto das medicações anti-hipertensivas. A hipertensão é um grave problema de saúde pública, sendo uma doença crônica que se não tratada adequadamente pode ocasionar várias complicações. Os ACS são moradores da comunidade onde atuam, identificados com a mesma, possuidores dos mesmos costumes, valores e linguagem e são selecionados, capacitados e acompanhados pela equipe de saúde, de acordo com os requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Seu trabalho é baseado em ações educativas e preventivas que buscam fortalecer a organização, a valorização e o desenvolvimento comunitário. Os ACS têm como uma de suas atribuições a distribuição dos medicamentos para as famílias de sua área, dentre eles os anti-hipertensivos, ajudando numa melhor adesão ao tratamento. Sabe-se que uma grande parte dos pacientes que utilizam medicações contínuas, principalmente anti-hipertensivas, são os idosos que, certamente, apresentam uma maior dificuldade no entendimento e compreensão relacionado a importância da utilização de tal medicamento. A pesquisa foi realizada no mês de setembro de 2012, com 23 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 40 hipertensos acima de 50 anos, inseridos na Estratégia saúde da família de um município do sul do estado do Paraná.

 

 

Biografia do Autor

Salete Regina Daronco Benetti, Universidade do Contestado

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente da Universidade do Contestado (UnC), Campus Canoinhas/SC. Membro do Grupo Multiprofissional de Pesquisa sobre Idosos (GMPI)

Publicado

2013-12-05

Como Citar

Ribas, T. C., & Benetti, S. R. D. (2013). Adesão ao tratamento anti-hipertensivo: visão dos ACS e dos usuários das ESF. Ágora : Revista De divulgação científica, 18(2), 2-29. https://doi.org/10.24302/agora.v18i2.325

Edição

Seção

Artigos