A IMPORTÂNCIA DA TOPOGRAFIA NA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Autores

  • Alcir José Testoni Universidade do Contestado
  • Fernanda Alice Antonello Londero Backes Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v16i2.25

Palavras-chave:

Topografia, Recuperação de áreas degradadas, Levantamento topográfico planialtimétrico

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo caracterizar a importância da Topografia no ramo da Engenharia, principalmente na área florestal, apresentando informações primordiais para a realização do Licenciamento Ambiental na Recuperação de Áreas Degradadas. Realizou-se um Levantamento Topográfico Planialtimétrico e a caracterização do Uso e Ocupação do Solo em uma propriedade rural com área de 73.601,00m2, na localidade de Alto Fruteira, em Laurentino, SC, no período de 28 de abril a 19 de maio de 2007, procurando atender a legislação vigente e as normas administrativas reguladoras. Através dos resultados obtidos no referido levantamento, comprovaram-se irregularidades na propriedade diante do que preconiza a Legislação Florestal vigente. De acordo com a legislação, as lagoas artificiais devem ser construídas fora dos leitos dos rios, córregos ou cursos d’água e das áreas de preservação permanente. Na área em estudo, foi observado, com maior relevância, a mudança de um curso natural d’água para a construção das lagoas artificiais existentes na propriedade. Destaca-se, através do levantamento topográfico realizado, a importância do mapeamento para o planejamento das ações a serem tomadas na realização da recuperação da área analisada, contribuindo, assim, para que ocorra uma estabilização e conseqüente recuperação desta, onde deverão ser observadas as características próprias do local, na busca da melhor solução, e promovendo, dessa maneira, uma melhoria contínua do meio ambiente.

Biografia do Autor

Alcir José Testoni, Universidade do Contestado

Acadêmico do curso de Engenharia Florestal, ministrado pela Universidade do Contestado

Fernanda Alice Antonello Londero Backes, Universidade do Contestado

Engenheira Agrônoma, Doutora em Fitotecnia, Orientadora, Professora do curso de Engenharia Florestal da Universidade do Contestado.

Como Citar

Testoni, A. J., & Backes, F. A. A. L. (1). A IMPORTÂNCIA DA TOPOGRAFIA NA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS. Ágora : Revista De divulgação científica, 16(2), p. 52-62. https://doi.org/10.24302/agora.v16i2.25

Edição

Seção

Artigos