Estudo sobre a percepção do impacto do sistema cooperativo de agricultura familiar nos municípios de Mafra, Papanduva, e Monte Castelo

Autores

  • Clarissa Fernandes Diniz Universidade do Contestado - UnC
  • Andreia Luciana Rosa Scharmach Universidade do Contestado - UnC

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v18i1.229

Palavras-chave:

Agricultura Familiar, Cooperativa, Propriedade

Resumo

A importância da agricultura familiar para o país vem sendo objeto de estudo e discussões tanto na esfera acadêmica como em movimentos sociais e governamentais. No estado de Santa Catarina estima- se que a agricultura familiar representa um universo de 180 mil famílias, ou seja, mais de 90% da população rural, sendo responsável por mais de 70% do valor da produção agrícola e pesqueira do estado. Inúmeros produtores estão buscando o associativismo como uma maneira de fortalecer a agricultura familiar e a pequena propriedade. Este estudo tem como objetivo examinar, através da aplicação de questionários junto aos associados de cooperativas de agricultura familiar do planalto norte catarinense, a percepção do impacto do sistema cooperativo e a relação entre o produtor e a cooperativa. Através da pesquisa de campo, evidenciou- se que a cooperativa possui um papel importante na agricultura familiar, pois para o produtor ela é uma segurança de que sua produção será comercializada e vendida por um preço melhor se comparado à venda individual.  Outro aspecto constatado, é que a cooperativa está atendendo as expectativas dos associados, através da melhoria de sua renda e do trabalho diário.

Biografia do Autor

Clarissa Fernandes Diniz, Universidade do Contestado - UnC

Possui graduação em Administração- Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2007) e Tecnologia em Alimentos pela Universidade Federal do Paraná (2011).
Especialista em Planejamento Estratégico e Gestão de Pessoas pela Universidade do Contestado (2012).
Professora nos cursos de Técnico em Administração e Técnico Agrícola na rede estadual de ensino do Paraná e auxiliar administrativo na Universidade do Contestado- Mafra.

Andreia Luciana Rosa Scharmach, Universidade do Contestado - UnC

Mestre Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2010). Pós Graduanda em Tecnologias e Educação a Distância pela Universidade do Contestado (2012). Especialista em Marketing e Finanças pela Fundação Universidade do Contestado (2003). Graduada em Administração pela Universidade do Contestado - Campus Mafra (2000). Atualmente é professora titular tempo integral da Fundação Universidade do Contestado - Campus Mafra. Coordenadora dos Cursos de Tecnologia em Marketing e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos na modalidade a Distância.

Publicado

2013-04-15

Como Citar

Diniz, C. F., & Scharmach, A. L. R. (2013). Estudo sobre a percepção do impacto do sistema cooperativo de agricultura familiar nos municípios de Mafra, Papanduva, e Monte Castelo. Ágora : Revista De divulgação científica, 18(1), 5-16. https://doi.org/10.24302/agora.v18i1.229

Edição

Seção

Artigos