Inteligência emocional entre estudantes de pós-graduação

o caso de uma universidade do noroeste do estado do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v25i0.2241

Resumo

Tema: Inteligência Emocional (IE) envolve a utilização inteligente das emoções, enquanto ferramenta para potencializar o alcance de resultados positivos, por isso se torna tão importante em ambientes organizacionais. Objetivo: Verificar a presença das dimensões da inteligência emocional (autoconsciência, autocontrole, automotivação, empatia e habilidade social) em estudantes de Pós-Graduação Lato Sensu de uma Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, e se há relação entre a IE e o perfil dos respondentes. Método: Pesquisa quantitativa, de levantamento (Survey) com aplicação do instrumento Emotional Intelligence Appraisal adaptado de Travis Bradberry e Jean Greaves, em uma amostra de 69 estudantes de quatro Cursos de Pós-Graduações distintas. Para análise dos dados utilizou-se o software SPSS® versão 21. Principais resultados: A maioria dos estudantes possui alta IE. A dimensão autocontrole apresentou o menor índice, enquanto a dimensão de habilidade social, o maior. Também foi possível identificar relação entre a idade e o curso de pós-graduação com os níveis da IE e, que o uso de ferramentas auxilia no desenvolvimento e aumenta os níveis de IE. Principais contribuições: A pesquisa sugere que, a IE pode ser desenvolvida a partir de ferramentas e práticas pedagógicas. Apesar da necessidade de aprofundamento, os resultados obtidos também podem fornecer direcionamentos iniciais para possíveis reformulações de currículo.

Palavras-chave: Inteligência Emocional. Pós-Graduação. Discentes.

Biografia do Autor

Tatiana dos Reis Kremer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Especialista em Coaching e Gerenciamento de Pessoas Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Rio Grande do Sul. Brasil.

Adriane Fabricio, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Administração. Universidade Federal de Santa Maria (PPGA/UFSM). Rio Grande do Sul. Brasil.

Luis Felipe Dias Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor titular do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Rio Grande do Sul. Brasil.

Fabíola Kaczam, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Engenharia de  Produção (PPGEP-UFSM). Engenheira de Produção pela (UTFPR).  Universidade Federal de Santa Maria. Rio Grande do Sul. Brasil.

Publicado

2020-05-12

Como Citar

Kremer, T. dos R., Fabricio, A., Lopes, L. F. D., & Kaczam, F. (2020). Inteligência emocional entre estudantes de pós-graduação: o caso de uma universidade do noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Ágora : Revista De divulgação científica, 25, 18-39. https://doi.org/10.24302/agora.v25i0.2241

Edição

Seção

Artigos