Carta de controle Cusum na análise de um processo de fabricação de café

  • Luciana Santos Costa Centro Universitário Municipal de São José
  • Verônica Dalmolin Cattelan Universidade Federal de Santa Maria
  • Cláudia de Freitas Michelin Universidade Federal de Santa Maria
  • Julio Cezar Mairesse Siluk Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Esta pesquisa trata de uma aplicação empírica com o uso da carta de controle estatístico de processo de somas acumulados, para avaliar a estabilidade de um processo produtivo de fabricação de café solúvel. Essa carta de controle sob a forma da V máscara é apropriada para processos produtivos autocorrelacionados. A amostra coletada no processo produtivo investigado corresponde a um total de 4.650 observações e a característica pesquisada corresponde ao peso das latas de 50g e 100g de café em pó instantâneo. A coleta dos dados foi realizada de maneira automatizada durante o período de 6 meses consecutivos. Os resíduos foram obtidos a partir das estimativas dos modelos autoregressivos de terceira ordem AR (3) e foram analisados com o uso da carta de controle de somas acumuladas onde evidenciou um processo de produtivo considerado instável estatisticamente, corroborando assim com a fragilidade desse processo no que tange à garantia de produtos não conformes, principalmente no que se refere ao peso dos vasilhames de 50g. Os resultados auferidos levam a sugerir uma maior atenção por parte dos funcionários da indústria de café em pó, dispensando assim uma maior atenção, com disciplina e controle nas atividades realizadas cotidianamente, além de dizimar relevantes erros cometidos pelos funcionários na rotina de trabalho e que podem ser solucionados com uma boa orientação, além da mudança de comportamento.

 Palavras Chave: Carta de Controle. Somas Acumuladas. Produção de Café. Controle Estatístico de Processos.

Biografia do Autor

Luciana Santos Costa, Centro Universitário Municipal de São José

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Centro Universitário Municipal de São José (USJ). São José, Santa Catarina, Brasil.

Verônica Dalmolin Cattelan, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Cláudia de Freitas Michelin, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Julio Cezar Mairesse Siluk, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado
2019-11-05
Como Citar
Costa, L., Cattelan, V., Michelin, C., & Siluk, J. (2019). Carta de controle Cusum na análise de um processo de fabricação de café. Ágora : Revista De Divulgação Científica, 24, 67-90. https://doi.org/10.24302/agora.v24i0.2172
Seção
Artigos