Utilização de informações contábeis e gerenciais por parte dos empresários de micros e pequenas empresas

Autores

  • Cleonice Witt Universidade do Contestado; Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Caroline Sulzbach Pletsch Universidade do Estado de Santa Catarina; Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Nelson Hein Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Adriana Kroenke Fundação Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v23i2.1931

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar as informações contábeis e gerenciais utilizadas pelos gestores de micros e pequenas empresas. Trata-se de um estudo descritivo, de levantamento e quantitativo. Compõe a amostra do estudo 73 micros e pequenas empresas sediadas no Vale do Itajaí/SC. Os dados foram coletados mediante aplicação de questionário com questões de múltipla escolha e escala Likert, sendo o tipo de amostragem por acessibilidade. Para análise de dados aplicou-se análise de correspondências múltiplas (ANACOR) utilizando o software LHStat 4.5. Os resultados indicam que o tempo de atuação da maioria das empresas é de 6 a 10 anos, atuam no comércio e possuem até 5 funcionários, sendo que os sistemas de controle de compras, pagamento de credores, contas a receber e gerenciamento do fluxo de caixa se destacaram como sendo os mais utilizados. Ainda, as empresas com menor tempo de mercado e com gestores que possuem educação continuada tendem a utilizar a contabilidade para fins gerenciais, enquanto que empresas com maior tempo de mercado e com pouca educação continuada, tendem a utilizar a contabilidade somente para fins fiscais.  Esse estudo contribui para reforçar a importância da contabilidade gerencial para as microempresas/empresas de pequeno porte, pois dentre outras coisas, a sua utilização permite a elaboração de índices econômico-financeiros que auxiliam a tomada de decisão e por consequência propiciam a sobrevivência e crescimento da empresa.

Palavras-Chave: Informação. Contabilidade. Gestão. Micros e Pequenas Empresas.

Biografia do Autor

Cleonice Witt, Universidade do Contestado; Fundação Universidade Regional de Blumenau

Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração (FURB)

Caroline Sulzbach Pletsch, Universidade do Estado de Santa Catarina; Fundação Universidade Regional de Blumenau

Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração (FURB)

Nelson Hein, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Professor do Programa de Pós-graduação em administração e ciências contábeis da Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Adriana Kroenke, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Professora do Programa de Pós graduação em administração e ciências contábeis da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Publicado

2019-02-28

Como Citar

Witt, C., Pletsch, C. S., Hein, N., & Kroenke, A. (2019). Utilização de informações contábeis e gerenciais por parte dos empresários de micros e pequenas empresas. Ágora : Revista De divulgação científica, 23(2), 73-94. https://doi.org/10.24302/agora.v23i2.1931

Edição

Seção

Artigos