A inclusão e retenção da pessoa com deficiência nas organizações

Autores

  • Marcela Bortotti Favero Universidade Estadual de Maringá
  • Elza Aparecida da Mata Silva Centro Universitário Cidade Verde

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v23i2.1847

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi a verificação e análise dos procedimentos dos recrutadores das organizações para o cumprimento efetivo da Lei de Cotas, bem como estratégias para anúncio, recrutamento e seleção de profissionais PcD (Pessoa com Deficiência), e as dificuldades encontradas nesse processo. O presente artigo foi realizado na cidade de Maringá-PR e região, com 26 empresas de diversos ramos de atividades e que possuem mais 100 colaboradores. Essa pesquisa se constituiu em um estudo descritivo quantitativo, realizado no período de Outubro à Novembro de 2017. O instrumento utilizado na pesquisa, foi um questionário com 11 itens que abordaram quais as formas de anúncio, recrutamento, seleção e retenção de profissionais PCD, bem como as dificuldades encontradas. Através da análise dos resultados obtidos, a grande maioria das empresas atualmente que necessitam ter profissionais PcD em seu quadro de colaboradores, têm encontrado dificuldades em cumprir a legislação, devido à falta desses profissionais qualificados no mercado de trabalho, bem como a falta de adaptação dos mesmos à cultura da empresa.

Palavras chaves: Cotas. Inclusão Social. Pessoa com deficiência.

Biografia do Autor

Marcela Bortotti Favero, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Administração (UEM). Mestre em Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo (2014). É especialista em marketing e vendas pela Faculdade Cidade Verde. Possui graduação em Moda pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2009) e graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2012).

Elza Aparecida da Mata Silva, Centro Universitário Cidade Verde

Graduanda em Administração. Centro Universitário Cidade Verde. Paraná. Brasil.

Publicado

2020-03-03

Como Citar

Favero, M. B., & Silva, E. A. da M. (2020). A inclusão e retenção da pessoa com deficiência nas organizações. Ágora : Revista De divulgação científica, 23(2), 4-24. https://doi.org/10.24302/agora.v23i2.1847

Edição

Seção

Artigos