A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA FREDERICO FENDRICH NO MUNICÍPIO DE SÃO BENTO DO SUL, SC

Autores

  • Aluizio Marcos Souza Universidade do Contestado
  • Maristela Povaluk Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v17i2.178

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Interdisciplinaridade, Escola

Resumo

A pesquisa foi desenvolvida na Escola de Educação Básica Frederico Fendrich no bairro de Serra Alta do município de São Bento do Sul, SC, tendo como finalidade verificar com os alunos, como está sendo trabalhada a Educação Ambiental no Ensino Médio, verificando também o conhecimento que possuem sobre o assunto e como recebem na referida escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, para buscar informações sobre o objeto de estudo. A presente pesquisa foi realizada na referida escola através de verificação "in loco", onde foram aplicados questionários, aos alunos, com perguntas objetivas, respondidas por 58 alunos. Após a aplicação do questionário, foi realizada a fase da análise dos dados obtidos durante a pesquisa. Através desta, constatou-se que na medida do possível a temática Educação Ambiental é trabalhada de forma significativa pelos professores e que os alunos dessa escola se interessam e consideram importante o tema meio ambiente, considerando que este, deve ser abordado com frequência pelos professores. Constatou-se que, muitas são as necessidades de aprofundamento teórico do tema e de aperfeiçoamento do trabalho em si, principalmente em seus aspectos mais aplicados. Verificou-se ainda que a Educação Ambiental desperta interesse nos alunos e que estes, em grande parte, buscam com seriedade fazer sua parte e colaboram para uma melhoria das condições ambientais vivenciadas hoje por todos.

Biografia do Autor

Aluizio Marcos Souza, Universidade do Contestado

Graduado em ciências biológicas pela universidade do contestado – UnC/Mafra e acadêmico do curso de pós-graduação em ecologia aplicada com área de concentração em gestão e analise ambiental da UnC- Universidade do Contestado, Campus Universitário De Mafra.

Maristela Povaluk, Universidade do Contestado

Professora Orientadora da UnC - Universidade do Contestado, Campus Universitário de Mafra. Mestre em Educação: Ensino Superior - FURB, doutoranda em Educação - PUC/PR.

Publicado

2012-05-23

Como Citar

Souza, A. M., & Povaluk, M. (2012). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA FREDERICO FENDRICH NO MUNICÍPIO DE SÃO BENTO DO SUL, SC. Ágora : Revista De divulgação científica, 17(2), 24-36. https://doi.org/10.24302/agora.v17i2.178

Edição

Seção

Artigos