Planejamento e controle de produção de uma pequena indústria de equipamentos para o setor leiteiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v24i0.1770

Resumo

O planejamento e controle da produção é necessário para que a empresa obtenha maior eficiência, minimize seus desperdícios e atrasos de entrega de produtos. Portanto, este estudo teve como objetivo avaliar o processo produtivo de uma pequena indústria, tendo como principal objeto de estudo o seu planejamento e controle de produção, de forma que se possam identificar as variáveis que interferem no seu processo produtivo e sugerir melhorias. Assim, partiu-se de uma pesquisa bibliográfica, mostrando conceitos e visão de autores sobre Sistemas de Produção e Planejamento e Controle de Produção (PCP). Após observada a atual situação do processo produtivo da empresa estudada, foi sugerida a implementação de um setor de PCP e elaborado um guia simplificado para auxiliar na implantação.

Palavras-chave: Planejamento. Controle. Produção.

Biografia do Autor

Zaida Cristiane dos Reis, Universidade de Caxias do Sul

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul (1996) e mestrado em Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão da Produção pela UFRGS(2003). Doutora em Administração pela PUCRS/UCS. Atualmente é professor titular da Universidade de Caxias do Sul, Coordenadora de Pós-Graduação, e participa de Grupos de Pesquisa. Professora do EAD da Faculdade de Osório (FACOS). Coordenadora de Curso de Graduação EAD - Gestão de RH - grupo CNEC.

Juliana Matte, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS com bolsa FAPERGS/CAPES. Mestre em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS. MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Graduada em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade - NIES. Tem experiência na gestão estratégica no varejo. Tem experiência no setor bancário. Tem interesse na docência para os cursos de Administração e Marketing.

Cassiane Chais, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda em Administração na Universidade de Caxias do Sul com Bolsa PROSUC/CAPES. Doutorado com período sanduíche no Tecnológico de Monterrey em Monterrey no México, como bolsista PDSE/CAPES. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul com Bolsa TAXA/CAPES, linha de pesquisa: Inovação e competitividade. Especialista em Gestão Secretarial pela Universidade de Passo Fundo. Possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade de Passo Fundo, com bolsa PROUNI. Pre Intermediate English pela Malvern House-Londres-Inglaterra. Atua como Pesquisadora no Grupo de Pesquisa NIES - Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul. Atua como avaliadora de artigos científicos em periódicos nacionais e eventos nacionais e internacionais.

Paula Patricia Ganzer, Faculdade CNEC - Farroupilha

Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha, CESF, Brasil. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica Voluntária junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração, PPGA/UCS, no Projeto de Pesquisa Caracterização e Análise das Inovações no Setor da Saúde de Caxias do Sul. Professora e Coordenadora do Curso de Administração de Empresas na Faculdade CNEC.

Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul

Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq. Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz/ESPAÑA. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES/BRASIL. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAÑA. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Atualmente é Professor da Universidade de Caxias do Sul, UCS. 

Downloads

Publicado

2020-03-03

Como Citar

Daros, V. S., Reis, Z. C. dos, Matte, J., Chais, C., Ganzer, P. P., & Olea, P. M. (2020). Planejamento e controle de produção de uma pequena indústria de equipamentos para o setor leiteiro. Ágora : Revista De divulgação científica, 24, 91–111. https://doi.org/10.24302/agora.v24i0.1770

Edição

Seção

Artigos