Práticas estratégicas voltadas para a inovação: investigação sobre implantação de produtos inovadores

Autores

  • Eliane Fátima Strapazzon Beduschi UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Fernando Fantoni Bencke UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Kellen Lazzaretti Faculdade Senac Chapecó
  • Alexandre Royer UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v23i1.1762

Palavras-chave:

Estratégia como prática. Práxis. Inovação.

Resumo

Nesta pesquisa analisou-se a práxis, práticas e praticantes da estratégia como prática para a implantação de produtos inovadores em uma empresa alimentícia no estado de Santa Catarina. Para coleta de dados realizou-se 16 entrevistas com roteiro semiestruturado, pesquisa documental e observação não participante. A análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. Nos episódios de práxis, foram identificados quatro momentos diferentes para o surgimento da ação: as reuniões mensais, reuniões com o comitê de direção, viagens para a Europa e a conversa informal, demonstrando a expansão de momentos informais nas estratégias adotadas pela organização. Evidenciou-se que as práticas estratégicas para a implantação de produtos inovadores foram: qualidade da matéria-prima; controle de qualidade; produto disponível; tecnologia; diversificação de produtos e diferenciação. Quanto aos praticantes envolvidos com a execução das práxis e práticas na implantação de produtos inovadores, identificou-se: médico veterinário; consultor; colaboradores do setor de qualidade; consultores (mestres queijeiros), comitê de direção, auxiliar administrativa de vendas e fornecedor da embalagem. Observou-se que os diretores industrial e geral têm maior envolvimento nas ações desenvolvidas pela organização. Destaca-se também a participação de consultores da implantação dos produtos inovadores

Biografia do Autor

Eliane Fátima Strapazzon Beduschi, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2007) e Mestrado em Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2014). Atualmente é professora e Coordenadora do Curso de Administração da Unoesc de Maravilha - SC.

Fernando Fantoni Bencke, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em Administração pela Universidade de Caxias do Sul em associação com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2016), Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2008), Licenciado em Filosofia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2003) e Bacharel em Administração pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2002). Atua como Professor e Pesquisador da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) no Doutorado em Administração e no Mestrado Profissional em Administração.

Kellen Lazzaretti, Faculdade Senac Chapecó

Doutoranda em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Especialista em Gestão de Pessoas e Bacharel em Administração pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Atua como Docente em cursos de Graduação e Especialização na Faculdade Senac SC. Atualmente é Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais da Faculdade Senac Chapecó. Professora de Especialização na UNOESC Chapecó.

Alexandre Royer, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Cursa Mestrado Profissional em Administração na Unoesc Chapecó; Possui MBA em Gestão Estratégica de Custos e Negócios pela Faculdade Empresarial de Chapecó; Graduado em Administração pela Faculdade Empresarial de Chapecó. Atualmente é Analista de Sistemas e Regras de Negócio.

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Publicado

2018-10-01

Como Citar

Beduschi, E. F. S., Bencke, F. F., Lazzaretti, K., & Royer, A. (2018). Práticas estratégicas voltadas para a inovação: investigação sobre implantação de produtos inovadores. Ágora : Revista De divulgação científica, 23(1), 4–28. https://doi.org/10.24302/agora.v23i1.1762

Edição

Seção

Artigos