A percepção do profissional contábil sobre a aplicação da NBC TG 1000

contabilidade para pequenas e médias empresas

Autores

  • André Carlos Einsweiller Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)
  • Luan Costa Beber Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)
  • Willian Savaris Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v23i2.1620

Resumo

Os procedimentos contábeis advindos com a implantação da NBC TG 1000 proporcionaram uma série de ajustes a serem implantados pelas empresas de pequeno e médio porte. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo identificar qual a percepção dos contadores dos escritórios de serviços contábeis quanto à aplicação da norma NBC TG 1000. Quanto à abordagem, o trabalho caracteriza-se como qualitativa com utilização de recursos quantitativos. Para que os objetivos propostos fossem atingidos, utilizou-se da pesquisa descritiva. A amostra da pesquisa é de caráter intencional e os dados são de fontes primárias, a partir de um questionário estruturado aplicado junto a 18 contadores/escritórios. Os resultados obtidos foram condizentes com a atual situação de convergência das PMEs. Ressalta-se também que os profissionais contábeis estão buscando capacitação para poder aplicar a norma, de forma integral ou mesmo que parcial, levando a seus clientes informações relevantes e fidedignas para que possam tomar decisões dentro das entidades. Destaca-se, que a percepção do profissional contábil em relação ao processo de convergência é positiva, pois consideram que melhorará a informação contábil, ainda que demande mais tempo ou aumente os custos para a organização contábil em função da adequação à norma.

Palavras-chave: NBC TG 1000. Empresas de pequeno e médio porte. Percepção dos contadores.

Biografia do Autor

André Carlos Einsweiller, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Mestrando no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis e Administração na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Docente da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Santa Catarina. Brasil.

Willian Savaris, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Santa Catarina. Brasil.

Publicado

2019-02-28

Como Citar

Einsweiller, A. C., Beber, L. C., & Savaris, W. (2019). A percepção do profissional contábil sobre a aplicação da NBC TG 1000: contabilidade para pequenas e médias empresas. Ágora : Revista De divulgação científica, 23(2), 47-72. https://doi.org/10.24302/agora.v23i2.1620

Edição

Seção

Artigos