Gestão de pessoas: analisando as políticas e práticas aplicadas em um centro espírita

  • Vinicius Porto de Avila Centro Universitário Cenecista de Osório - UNICNEC CNEC EAD
  • Camila Vieira Müller UFRGS
  • Angela Beatriz Busato Scheffer UFRGS
Palavras-chave: Gestão de pessoas. Políticas e práticas. Espiritismo.

Resumo

Este artigo analisa as políticas e práticas de gestão de pessoas realizadas em um centro espírita. Inicia abordando alguns aspectos sobre políticas e práticas de gestão de pessoas. A seguir, aborda os temas religião e espiritualidade com o objetivo de contextualizar o espiritismo. Logo em seguida, apresenta o centro espírita pesquisado e os procedimentos metodológicos utilizados no estudo. Prosseguindo, são descritas e analisadas as políticas e práticas de gestão de pessoas adotadas pela organização espírita. Concluindo, busca-se responder se as políticas e práticas de gestão de pessoas, segundo a percepção de diferentes atores organizacionais, sofrem influência da espiritualidade.

 

Biografia do Autor

Vinicius Porto de Avila, Centro Universitário Cenecista de Osório - UNICNEC CNEC EAD
Doutorado em Administração, em andamento, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduando em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com bolsa CNPq (2013). Bacharel em Administração de Empresas pelas Faculdades Riograndenses (2008). Professor do curso de Administração no Centro Universitário Cenecista de Osório - UNICNEC. Professor dos cursos de Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais na CNEC EAD. Editor-chefe da Revista Gestão Premium (RGP). Áreas de interesse: Gestão de Pessoas, Desenvolvimento de Recursos Humanos, Metodologia Científica, Gestão Ambiental, Aprendizagem Organizacional, Conhecimento Organizacional, Teorias Baseadas em Prática e Teoria Ator-Rede.
Publicado
2017-08-21
Como Citar
Avila, V., Müller, C., & Scheffer, A. (2017). Gestão de pessoas: analisando as políticas e práticas aplicadas em um centro espírita. Ágora : Revista De Divulgação Científica, 22(1), 64-86. https://doi.org/10.24302/agora.v22i1.1423
Seção
Artigos