Distribuição de riquezas e o impacto social do trabalho voluntário das entidades sem finalidade de lucros

  • Jeferson Antonio Herdt UNIDAVI - CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ
  • Sady Mazzioni UNOCHAPECO
Palavras-chave: Entidade sem fins lucrativos. Serviços voluntários. Valor adicionado expandido.

Resumo

O objetivo do presente estudo é investigar o impacto dos serviços voluntários na formação e distribuição do valor adicionado em uma entidade sem fins lucrativos de Ituporanga – SC. As características de investigação permitem classificá-lo como exploratória e de cunho qualitativo. O ambiente de estudo é o Lar de Idosos Abrigo Mão Amigo (AMA), localizado na cidade de Ituporanga/SC, fundado em 2008 e com início das atividades em 2011. Com o propósito social de acolhimento de idosos desamparados por seus familiares ou até mesmo que por vontade própria do idoso, preferiu viver em abrigo. No tocante a distribuição do valor adicionado, nota-se que o principal grupo de beneficiários são os empregados, isso, devido ao grande número de funcionários necessários para os cuidados com os idosos. Após a mensuração e reconhecimento dos serviços voluntários recebidos, de acordo com as normas contábeis, há um acréscimo de 3,34% no total das receitas da entidade, atribuindo-se a distribuição da riqueza gerada à sociedade e à própria entidade como os beneficiários. A elaboração da demonstração do valor adicionado expandido serve para melhor compreensão da atividade social e econômica das entidades, por considerar em sua elaboração os valores das entradas e saídas sociais, que são recursos não monetários, atribuindo-lhes valores.

Biografia do Autor

Jeferson Antonio Herdt, UNIDAVI - CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ

Bacharel em Ciências Contábeis (2011) pelo Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí – UNIDAVI. Especialista em Gestão Tributária Empresarial pela UNIDAVI (2013). Pós-graduado em Gestão Societária com Ênfase em IFRS pela UNIDAVI (2017).

Sady Mazzioni, UNOCHAPECO

Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau. Professor do Mestrado em Ciências Contábeis e Administração da Unochapecó.

Publicado
2017-08-21
Como Citar
Herdt, J., & Mazzioni, S. (2017). Distribuição de riquezas e o impacto social do trabalho voluntário das entidades sem finalidade de lucros. Ágora : Revista De Divulgação Científica, 22(1), 47-63. https://doi.org/10.24302/agora.v22i1.1422
Seção
Artigos