Gestão pública, desenvolvimento local e o incentivo à formalização de pequenos empreendimentos

Autores

  • Hélio Trindade de Matos Universidade Federal do Maranhão/UFMA
  • Heidy Rodriguez Ramos Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Francilene Rosário de Matos Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v21i2.1378

Palavras-chave:

Empreendedor informal. Gestão pública. Microempreendedor Individual. Política pública.

Resumo

Neste artigo analisamos como a gestão pública pode estimular o desenvolvimento local por meio do incentivo à criação de pequenos negócios e a regularização dos empreendimentos informais com a adoção da política pública do Microempreendedor Individual (MEI). Para tanto, realizamos uma pesquisa exploratória, descritiva e de abordagem qualitativa com o uso de análise documental e da realização de entrevistas semiestruturadas junto a uma amostra não probabilística de 53 pequenos empreendedores. As análises realizadas indicaram que a adoção do MEI beneficia aos pequenos empreendedores que iniciaram suas atividades no âmbito de sua vigência, contribuindo para o início das atividades empresariais em condições mais favoráveis ao desenvolvimento dos empreendimentos. Concluímos também que o acesso aos benefícios sociais é o principal motivo para que os empreendedores informais se insiram nessa política. Acreditamos que este trabalho contribua para a academia, ao ampliar o conhecimento sobre essa categoria de empreendedores e a aplicação da política do Microempreendedor Individual e, para o aprimoramento do processo de formalização dos empreendimentos.

Biografia do Autor

Hélio Trindade de Matos, Universidade Federal do Maranhão/UFMA

Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE/SP, Mestre em Desenvolvimento Socioespacial e Regional pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2013), Professor Efetivo do Departamento de Contabilidade e Administração (DECCA) da UFMA, Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Maranhão(2011), MBA em Gestão Empresarial pelo UNICEUMA (2008),Graduação Tecnológica em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2008),Curso Superior em Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2006). Experiência na área de gestão comercial e administrativa, professor universitário e pesquisador da área de empreendedorismo com foco em desenvolvimento regional, inovação e gestão de MPEs.

Heidy Rodriguez Ramos, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo ? FEA/USP (2011). Estágio Doutoral na Universidade Técnica de Lisboa (UTL) no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) (2010/2011). Mestrado em Sociedade, Economia e Estado pelo Programa de Pós Graduação em Integração da América Latina - PROLAM/USP (2006). Bacharel em Administração pela FEA/USP (2003). Professora e pesquisadora no Mestrado Profissional em Administração - Gestão Ambiental e Sustentabilidade (GeAS), no Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (CIS) e no Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Atua na linha de pesquisa em Gerenciamento Ambiental no GeAS exercendo a função de líder e pesquisando sobre biocombustíveis e eficiência energética. Desenvolveu pesquisas nas áreas de Empreendedorismo, Planejamento Estratégico e energias renováveis, com ênfase na produção e uso do etanol.

Francilene Rosário de Matos, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Pedagoga. Especialista em Gestão Educacional e em Gestão e Planejamento de Recursos Humanos. Mestre em Educação pela Ufma. Professora da área de Fundamento da Educação na Ufma - Campus Pinheiro. Tem experiência em docência do Ensino Superior, Educação Profissional e Tecnológica, Educação a Distância, Gestão Educacional e Supervisão Pedagógica. Desenvolve pesquisa em Trabalho e Educação e em Formação e Trabalho Docente. Líder do grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente nas Ciências Humanas da Educação Básica

Downloads

Publicado

2017-02-15

Como Citar

Matos, H. T. de, Ramos, H. R., & Matos, F. R. de. (2017). Gestão pública, desenvolvimento local e o incentivo à formalização de pequenos empreendimentos. Ágora : Revista De divulgação científica, 21(2), 4–21. https://doi.org/10.24302/agora.v21i2.1378

Edição

Seção

Artigos