Política no grito: voz às mulheres constituintes

Autores

  • Luiz Fernando Vescovi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Anatieli Aparecida Fiabane Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v21i1.1158

Palavras-chave:

Constituinte. Mulheres. Política. Poder. Conquista.

Resumo

O presente ensaio é uma revisão histórica e política que trata, precipuamente, acerca da conquista da mulher no cenário constitucional bem como o constante exercício parlamentar, ao longo do tempo, efetuado pelas representantes feministas, especialmente nos célebres momentos de debates para elaboração do texto constitucional vigente no Brasil. A atuação das mulheres, pois, nas Assembleias Nacionais Constituintes que ocorreram em momentos significativos no Brasil demonstra o efetivo respeito e reconhecimento à voz das mulheres que muito auxiliaram na confecção de textos políticos, e principalmente da Carta Constitucional mais democrática e com maior igualdade de gênero entre ambos os sexos. Ademais, a militância feminista demonstrou que a propositura de uma série de assuntos relevantes à nação brasileira, os quais foram postos em pauta nas Assembleias Nacionais Constituintes cooperaram, e muito, para conquistarem importantes postos nas tradicionais bancadas partidárias, crescendo, desta maneira, inclusive, o próprio interesse das mulheres na defesa das causas políticas até os dias de hoje.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Vescovi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professor titular de Direito Processual Constitucional da Universidade do Oeste de Santa Catarina Campus Videira. Mestre em Direito Internacional pela Universidad San Carlos. Mestrando em Direito das Relações Internacionais e da Integração na América Latina pela Universidad de la Empresa. Autor de livros jurídicos e artigos científicos. Advogado.

Anatieli Aparecida Fiabane, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Bacharel em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina Campus Videira. Autora de livro jurídico e artigos científicos. Advogada.

Publicado

2016-08-17

Como Citar

Vescovi, L. F., & Fiabane, A. A. (2016). Política no grito: voz às mulheres constituintes. Ágora : Revista De divulgação científica, 21(1), 24-42. https://doi.org/10.24302/agora.v21i1.1158

Edição

Seção

Artigos