“Um time, um país” : um estudo sobre a eficácia da liderança à luz da análise fílmica de ‘Invictus’

Autores

  • Nildes Raimunda Pitombo Leite UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, Campus Osasco
  • Alessandra Demite Gonçalves de Freitas Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Caroline Aparecida Bueno Tavares Uninove - Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v20i2.1013

Palavras-chave:

Liderança. Análise Fílmica. Ensino de Administração.

Resumo

Este artigo teve como objetivo desenvolver um estudo acerca da eficácia da liderança encontrada no filme ‘Invictus’, dirigido por Clint Eastwood (2009), que retrata Nelson Mandela na presidência da África do Sul no período pós apartheid em 1995 e seu esforço junto ao capitão da equipe sul-africana de rugby, François Pienaar, na promoção de um campeonato histórico. Procurou-se, neste artigo, responder à questão de como os conceitos de liderança podem ser revisitados no processo de ensino-aprendizagem e pesquisa em Administração. Foi realizado um estudo por meio da estratégia de coleta de observação indireta e não-participante, com vistas ao aprofundamento da estratégia de análise fílmica. Os dados extraídos das cenas microanalisadas e registradas em protocolo foram analisados pela estratégia de análise do conteúdo. Os resultados indicam que os conteúdos das falas dos personagens foram consubstanciadores do que se encontra nas literaturas clássica e contemporânea sobre liderança. Ficou claramente apresentado o modo como cada um dos personagens foi capaz de definir os próprios passos para alcançar os objetivos e metas conjuntos em torno das diferentes abordagens da temática – liderança, liderança transformacional, liderança carismática e liderança visionária – foram encontradas nesses personagens, observados como líderes que podem definir a realidade organizacional.

Biografia do Autor

Nildes Raimunda Pitombo Leite, UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, Campus Osasco

Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Mestre em Administração pela Faculdade de Administração da Universidade Federal da Bahia. Graduada em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Bahia. Especialista em Administração de Recursos Humanos pela Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis da UNA. Professora Adjunta do Curso de Administração da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, Campus Osasco.

Alessandra Demite Gonçalves de Freitas, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutoranda em Administração e Professora de Ensino Superior na Uninove - Universidade Nove de Julho. Especialista em Recursos Humanos e formada em Psicologia.

Caroline Aparecida Bueno Tavares, Uninove - Universidade Nove de Julho

Graduada em Administração pela Universidade Nove de Julho, tendo participado de três projetos de Iniciação Científica. Integrante do Grupo de Pesquisa registrado no Diretório do CNPQ, Estudos Observacionais no Processo de Ensino-Aprendizagem e Pesquisa em Administração, pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

Downloads

Publicado

2015-12-18

Como Citar

Leite, N. R. P., Freitas, A. D. G. de, & Tavares, C. A. B. (2015). “Um time, um país” : um estudo sobre a eficácia da liderança à luz da análise fílmica de ‘Invictus’. Ágora : Revista De divulgação científica, 20(2), 107–136. https://doi.org/10.24302/agora.v20i2.1013

Edição

Seção

Artigos