O embate entre o “politicamente correto” e a liberdade de expressão no âmbito jurídico

Autores

  • Samara Cristiana da Silva Universidade do Contestado (UnC)
  • Alan Pinheiro de Paula Universidade do Contestado (UnC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v2.3092

Palavras-chave:

Sociedade, Cultura, Direitos fundamentais

Resumo

Enquanto a liberdade de expressão garante e protege o modo de pensar, falar e demonstrar sem censura, o “politicamente correto” surge como forma de proteger minorias discriminadas e isoladas da sociedade. Nesse viés, o presente artigo tem como intuito compreender os limites da liberdade de expressão, analisar a função ocupada pelo “politicamente correto” na sociedade brasileira, identificar o resultado deste embate, bem como, demonstrar a importância do direito à liberdade de expressão. Ou seja, o presente artigo visa analisar como a sociedade brasileira vem se posicionando quanto ao embate entre a liberdade de expressão e o “politicamente correto”. Para tanto, o método de abordagem foi o dedutivo, através de pesquisa bibliográfica baseada na doutrina, artigos científicos e legislação pertinente. Por fim alguns autores e pesquisadores contemporâneos compreendem o “politicamente correto” como outro nome dado à educação. Há autores que compreendem o “politicamente correto” como uma forma de controle, qual tenta conter a liberdade de expressão até que fixe no indivíduo uma ideia diversa da que este possui naquele determinado momento. Constatou-se que a desproporcionalidade em relação ao que se não gosta é tamanha que se torna necessário ao indivíduo atingir unanimidade na sociedade, exterminando e oprimindo aqueles que pensarem de maneira diversa.

Biografia do Autor

Samara Cristiana da Silva, Universidade do Contestado (UnC)

Graduanda em Direito, Universidade do Contestado, Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Alan Pinheiro de Paula, Universidade do Contestado (UnC)

Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Especialista em Gestão de Segurança Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Especialista em Direito Constitucional pela Damásio Educacional. Membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM). Professor de Direito na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e na Universidade do Contestado. Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil. Delegado de Polícia.

Downloads

Publicado

2020-12-02

Como Citar

Silva, S. C. da, & Paula, A. P. de . (2020). O embate entre o “politicamente correto” e a liberdade de expressão no âmbito jurídico. Academia De Direito, 2, 737–755. https://doi.org/10.24302/acaddir.v2.3092

Edição

Seção

Artigos