Qualidade do ambiente “Indoor” de serviços de diagnóstico por imagens em hospitais

exposição à baixas doses de radiação

Autores

  • Silvia Pierre Irazusta Faculdade de Tecnologia de Sorocaba
  • Fábio Henrique de Oliveira Faculdade Tecnológica de Sorocaba
  • Thiago Aguiar Cacuro Universidade Federal de São Carlos
  • Paulo José Balsamo Faculdade Tecnológica de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v11.4102

Resumo

Estimativas de riscos de radiação em baixas doses e baixas taxas de dose são importantes, por exemplo, para populações que vivem em áreas contaminadas após acidentes nucleares ou em áreas de alta radiação natural de fundo, ou para proteção de radiação de indivíduos ocupacionalmente expostos à radiação ionizante. Este trabalho teve por objetivo estudar o ambiente interno no que diz respeito à Segurança Radiológica e à contaminação microbiológica por fungos aerotransportados, monitorando os potenciais efeitos mutagênicos causados por possíveis baixas doses de exposição à radiação. Como bioindicador de mutagenicidade, escolheu-se a produção de micronúcleos por Tradescantia pallida, um dos organismos mais sensíveis para a detecção de mutagênicos no ar; a pesquisa de contaminação por fungos foi realizada por deposição espontânea em placa. Foram monitorados cinco serviços de imagem de Hospitais da cidade de Sorocaba, estado de São Paulo, Brasil, dois deles públicos e os outros três privados. Os resultados apontaram atividade mutagênica nas salas de imagens dos dois hospitais públicos, mas não nos três serviços privados de imagens. Foram encontrados esporos, principalmente dos gêneros Aspergillus, Penicillium, Cladosporium e Fusarium, em todas as salas, indicando risco de infecções oportunistas, principalmente relacionadas à presença dos gêneros Penicilium sp e Fusarium sp. O bioensaio de T. pallida representa uma ferramenta coadjuvante no monitoramento desses ambientes internos e mostrou que existe atividade mutagênica, apesar de serem ambientes controlados. Portanto, mesmo nesses ambientes controlados os riscos relacionados à exposição à radiação ainda são imponderáveis.

Palavras-chave: Radiação ionizante. Tradescantia pallida. Mutagênese. Fungos Anemófilos.

Biografia do Autor

Silvia Pierre Irazusta, Faculdade de Tecnologia de Sorocaba

Doutorado em Anatomia Patológica pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Docente da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba. São Paulo. Brasil.

Fábio Henrique de Oliveira, Faculdade Tecnológica de Sorocaba

Faculdade Tecnológica de Sorocaba. São Paulo. Brasil

Thiago Aguiar Cacuro, Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Físico-Química e Matemática. São Paulo. Brazil.

Paulo José Balsamo, Faculdade Tecnológica de Sorocaba

Sorocaba Technological College (Fatec). São Paulo. Brazil.

Publicado

2022-05-28

Como Citar

Irazusta, S. P., Oliveira, F. H. de, Cacuro, T. A., & Balsamo, P. J. (2022). Qualidade do ambiente “Indoor” de serviços de diagnóstico por imagens em hospitais: exposição à baixas doses de radiação. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 11, 85–98. https://doi.org/10.24302/sma.v11.4102

Edição

Seção

Artigos