Concepções e práticas da educação ambiental

Autores

  • Tiago Kamiensky Lopes Universidade do Contestado
  • Solange Reiguel Vieira Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Viviane Maneira Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Vivian Cristine de Lima Corrêa Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Genésio Roberto Camargo Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v6i2.977

Palavras-chave:

Ensino de Geografia. Interdisciplinaridade. Meio Ambiente.

Resumo

Atualmente a relação entre meio ambiente e educação têm assumido um papel desafiador a cada dia. A Educação Ambiental é considerada uma dimensão da educação que trata da relação entre sociedade e meio ambiente. Assim, a disciplina de Geografia por tratar dessas questões que se materializam no espaço geográfico contribui para que a Educação Ambiental seja efetivada de forma mais eficaz e contextualizada dentro das instituições de ensino. Nesse sentido, faz-se necessário identificar a maneira como os conteúdos relacionados à Educação Ambiental é trabalhada nos ambientes escolares. O artigo procura identificar as concepções e práticas de Educação Ambiental com base em pesquisa realizada em duas escolas Estaduais de Rio Negro, PR, bem como as dificuldades encontradas no desenvolvimento da Educação Ambiental no cotidiano escolar e comunidade. Este trabalho utilizou metodologia de pesquisa bibliográfica, exploratória, qualitativa e coleta de dados dos sujeitos compostos por alunos do terceiro ano do ensino médio e professores. Os resultados evidenciaram que existe uma grande lacuna entre o ensino e a Educação Ambiental, e o processo da inserção da Educação Ambiental necessita de uma elaboração metodológica atrativa e que esta não vem de maneira pronta e acabada, necessitando ser construída passo a passo, com a necessidade de ser elaborada através da realidade vivenciada na sociedade atual. A Educação Ambiental tem sido um elemento essencial para se repensar as práticas e teorias que fundamentam as ações educativas de maneira interdisciplinar, seja nos ambientes formais ou informais da educação, constituindo assim verdadeiras comunidades de aprendizagem.

Biografia do Autor

Tiago Kamiensky Lopes, Universidade do Contestado

Licenciado em Geografia, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).– Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

 

 

Solange Reiguel Vieira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Licenciada em Geografia. Mestra em Ciência e Tecnologia Ambiental, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Paraná. Brasil

Viviane Maneira, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Licenciada em Geografia, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Paraná. Brasil.

Vivian Cristine de Lima Corrêa, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Licenciada em Geografia, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Paraná. Brasil.

Genésio Roberto Camargo, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Licenciado em Geografia, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Paraná. Brasil.

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Publicado

2017-12-20

Como Citar

Lopes, T. K., Vieira, S. R., Maneira, V., Corrêa, V. C. de L., & Camargo, G. R. (2017). Concepções e práticas da educação ambiental. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 6(2), 3–15. https://doi.org/10.24302/sma.v6i2.977

Edição

Seção

Artigos