Abordagem laboratorial no diagnóstico da Rinite alérgica e asma

Autores

  • Priscilla Fernanda Maeda Curso de Farmácia e Bioquímica do Instituto de Ciências Químicas, Ambientais e Farmacêuticas - Universidade Federal de São Paulo, (UNIFESP) Diadema (SP)
  • Flávia de Sousa Gehrke Professora Titular - Universidade Paulista, São Paulo (SP), Pesquisadora Associada – FMABC, Santo André, Orientadora Programa de Pós Gradução IAMSPE, São Paulo (SP).
  • Beatriz da Costa Aguiar Alves Pesquisadora associada da Faculdade de Medicina do ABC, FMABC, Santo André, Brasil.
  • Karen Spadari Ferreira Professora do Curso de Farmácia e Bioquímica do Instituto de Ciências Químicas, Ambientais e Farmacêuticas - Universidade Federal de São Paulo, (UNIFESP) Diadema (SP)
  • Thais Moura Gáscon Professora Auxiliar Faculdade de Medicina do ABC, FMABC, Santo André.
  • Fernando Luiz Affonso Fonseca Professor do Curso de Farmácia e Bioquímica do Instituto de Ciências Químicas, Ambientais e Farmacêuticas - Universidade Federal de São Paulo, (UNIFESP) Diadema (SP)

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v5i2.928

Palavras-chave:

Alergias. Diagnóstico. Rinite alérgica. Asma. Exames laboratoriais.

Resumo

A rinite alérgica e a asma são patologias que apresentam uma alta prevalência mundial. Os fatores exatos que levam ao desenvolvimento destas patologias não estão totalmente esclarecidos, porém se observa em ambas o envolvimento de uma resposta alérgica com aumento de anticorpos IgE e mediadores inflamatórios.

O diagnóstico para rinite alérgica e asma é baseado na história clínica do paciente e os exames laboratoriais requisitados a seguir ficam a critério do médico. Neste trabalho foram demonstradas as vantagens e desvantagens dos principais exames laboratoriais: hemograma, VHS, determinação de leucotrienos, determinação de triptase, teste percutâneo, teste intradérmico, testes in vitro IgE e testes de provocação. Além disso, observou-se as considerações que devem ser feitas dependendo da peculiaridade do próprio paciente e uma breve comparação entre essas metodologias.

Os fatores que levam a escolha das metodologias devem considerar não apenas história do paciente, mas custo do método, disponibilidade de equipamento e/ou profissional habilitado para realizá-lo e possíveis interferentes do paciente (uso de medicamentos, presença de outras patologias, entre outros). As perspectivas para o futuro incluem busca por novos marcadores mais específicos e o desenvolvimento de novas tecnologias para os equipamentos diagnósticos.

Biografia do Autor

Priscilla Fernanda Maeda, Curso de Farmácia e Bioquímica do Instituto de Ciências Químicas, Ambientais e Farmacêuticas - Universidade Federal de São Paulo, (UNIFESP) Diadema (SP)

Graduanda

Flávia de Sousa Gehrke, Professora Titular - Universidade Paulista, São Paulo (SP), Pesquisadora Associada – FMABC, Santo André, Orientadora Programa de Pós Gradução IAMSPE, São Paulo (SP).

Doutora em Ciências/ Instituto de Ciências Biomédicas pela USP

Beatriz da Costa Aguiar Alves, Pesquisadora associada da Faculdade de Medicina do ABC, FMABC, Santo André, Brasil.

Doutora em Genética/Biologia pela USP

Karen Spadari Ferreira, Professora do Curso de Farmácia e Bioquímica do Instituto de Ciências Químicas, Ambientais e Farmacêuticas - Universidade Federal de São Paulo, (UNIFESP) Diadema (SP)

Doutora em Farmácia pela Faculdade de Farmácia/USP

Thais Moura Gáscon, Professora Auxiliar Faculdade de Medicina do ABC, FMABC, Santo André.

Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina do ABC, FMABC, Santo André.

Fernando Luiz Affonso Fonseca, Professor do Curso de Farmácia e Bioquímica do Instituto de Ciências Químicas, Ambientais e Farmacêuticas - Universidade Federal de São Paulo, (UNIFESP) Diadema (SP)

Doutor em Medicina pela USP

Downloads

Publicado

2016-12-16

Como Citar

Maeda, P. F., Gehrke, F. de S., Alves, B. da C. A., Ferreira, K. S., Gáscon, T. M., & Fonseca, F. L. A. (2016). Abordagem laboratorial no diagnóstico da Rinite alérgica e asma. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 5(2), 33–50. https://doi.org/10.24302/sma.v5i2.928

Edição

Seção

Artigos