Ilha do Combu: realidades e desafios

Autores

  • Eliseu de Sousa Costa Universidade da Amazônia
  • Nádile Juliane Costa de Castro Doutoranda da Universidade Federal do Pará. Docente Universidade da Amazônia Docente Faculdade de Castanhal.
  • Breno Lins de Alencar e Silva Universidade da Amazônia
  • Sônia Sueli Serrão da Silva Universidade da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v4i2.903

Palavras-chave:

Comunidade. Educação. Habitação. Economia.

Resumo

O estudo apresenta e discute a realidade sociodemográfica da Ilha do Combu, além de realçar os possíveis impactos que da mesma na qualidade de vida dos ribeirinhos. Para isso, considerou-se o fato de muitas comunidades ribeirinhas serem marcadas por um certo grau de isolamento e exclusão, somado ao fato de serem incluídos em politicas publicas governamentais sem que as especificidadesde seu modo de vida sejam emeditadas.Objetivou-se descrever o perfil sócioeconomico local, caracterizado pela habitação, economia e educação na ilha do Combu, bem como contrastar com a realidade de outras comunidades ribeirinhas da Amazônia, inclusive da região tissular do municipio de Belém do Pará. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com estudo descritivo observacional não participante. Observou-se que mesmo próximo da área urbana, a Ilha do Combu ainda mantém aspectos e caracteristicas de comunidades tradicionais, portanto ainda que por forte influencia da urbanização, as caracteristicas socioeconomicas que envolvam moradia e educação, aina exibem caracteristicas peculiares a serem desenvolvidas.

Biografia do Autor

Eliseu de Sousa Costa, Universidade da Amazônia

Membro do Grupo de Pesquisa PESCA-Universidade do estado do Pará (UEPA). Concluinte do Curso de Enfermagem da Universidade da Amazônia (UNAMA).

Nádile Juliane Costa de Castro, Doutoranda da Universidade Federal do Pará. Docente Universidade da Amazônia Docente Faculdade de Castanhal.

Doutoranda do PPGDSTU/NAEA da Universidade Federal do Pará. Mestre em doenças Tropicais e especilista em saúde pública. Graduada em Enfermagem. Docente da Universidade da Amazônia e Faculdade de Castanhal. Trabalha na area de saúde indigena, saúde coletiva e politicas de saúde. tem experiência com saúde indigena e gestão dos serviços de Doenças Sexualmente Transmissíveis. Foi Bolsita do CNPQ.

Breno Lins de Alencar e Silva, Universidade da Amazônia

Concluinte do Curso de graduação em Enfermagem da Universidade da Amazônia.

Sônia Sueli Serrão da Silva, Universidade da Amazônia

Concluinte do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade da Amazônia.

Downloads

Publicado

2015-12-15

Como Citar

Costa, E. de S., de Castro, N. J. C., Silva, B. L. de A. e, & Silva, S. S. S. da. (2015). Ilha do Combu: realidades e desafios. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 4(2), 32–48. https://doi.org/10.24302/sma.v4i2.903

Edição

Seção

Artigos