Avaliação de variáveis ao nascimento de recém-nascidos de mães usuárias de drogas

Autores

  • Carolina Souza Santos Faculdade de Medicina do ABC, Santo André
  • Patricia Granja Coelho SENAC - São Paulo
  • Fernando Luiz Affonso Fonseca Faculdade de Medicina do ABC e Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas – Universidade Federal de São Paulo, Diadema, SP, Brasil.
  • Rosangela Filipini Faculdade de Medicina do ABC

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v5i1.862

Palavras-chave:

Enfermagem materno-infantil. Recém-nascido. Terapia intensiva neonatal. Usuários de Drogas.

Resumo

Estudo observacional, transversal retrospectivo com a amostra de 100 recém-nascidos. A coleta de dados secundários foi realizada por meio de prontuários. Teve como objetivos analisar as condições de nascimento e de saúde de recém-nascidos, no período neonatal precoce, filhos de mães usuárias de drogas lícitas e ilícitas. O uso de drogas licitas e ilícitas pelas gestantes estão associados com o  baixo peso ao nascer e poucas consultas de pré-natal (p=0,015 e p=0,0001 respectivamente), com baixo peso ao nascer e poucas consultas de pré-natal e prematuridade (p<0,01 e p=0,000 respectivamente); também com prematuridade e poucas consultas de pré-natal (p<0,001). O uso de fototerapia foi significante com o baixo peso ao nascer e prematuridade (p=0,007 e p<0,0001 respectivamente). Portanto, o consumo de drogas durante o período gestacional altera as condições de nascimento dos bebês, havendo a necessidade de um suporte vital mais complexo, aumentando o risco de morte.

Biografia do Autor

Carolina Souza Santos, Faculdade de Medicina do ABC, Santo André

Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina do ABC

Patricia Granja Coelho, SENAC - São Paulo

Bióloga, Mestre em Ciências da Saúde, Professora nos Cursos de Saúde e Bem Estar

Fernando Luiz Affonso Fonseca, Faculdade de Medicina do ABC e Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas – Universidade Federal de São Paulo, Diadema, SP, Brasil.

Farmacêutico Bioquímico, Pós Doutorado,  Coordenador do Curso de Gestão em Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina do ABC e Professor Adjunto no Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas – Universidade Federal de São Paulo, Diadema, SP, Brasil.

Rosangela Filipini, Faculdade de Medicina do ABC

Enfermeira, Doutora, Coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina do ABC

Downloads

Publicado

2016-08-18

Como Citar

Santos, C. S., Coelho, P. G., Fonseca, F. L. A., & Filipini, R. (2016). Avaliação de variáveis ao nascimento de recém-nascidos de mães usuárias de drogas. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 5(1), 4–13. https://doi.org/10.24302/sma.v5i1.862

Edição

Seção

Artigos