A realidade e os desafios do enfermeiro na assistência a pessoa ostomizada

Autores

  • Luciana Maria Mazon Universidade do Contestado
  • Elisangela Piccini Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v4i1.798

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem. Estomia. Serviços de Saúde.

Resumo

Objetivo: identificar a realidade e os desafios do enfermeiro inserido em um Serviço de Atenção a Pessoa Ostomizada. Método: Pesquisa exploratória, de campo e descritiva com abordagem qualitativa. Resultados: foi possível evidenciar que os enfermeiros vivenciam algumas conquistas dos ostomizados no campo da saúde pública, como o provimento de materiais e equipamentos de qualidade para o cuidado com o ostoma. No que se refere a assistência do enfermeiro, as ações desenvolvidas envolve a realização de ações educativas em saúde, visita domiciliar, cuidados com o ostoma e orientações gerais aos pacientes e familiares. Os principais desafios do enfermeiro se concentram na falta de estrutura física adequada e equipe multidisciplinar disponível. Conclusão: as dificuldades do enfermeiro na assistência a pessoa ostomizada são variadas, muitas delas que vão além da sua competência profissional. Apesar destas dificuldades, os enfermeiros demonstraram estar qualificados para assistência.

Biografia do Autor

Luciana Maria Mazon, Universidade do Contestado

Enfermeira, Mestre em Desenvolvimento Regional e doutoranda em saúde coletiva. Docente da Universidade do Contestado Mafra.

Elisangela Piccini, Universidade do Contestado

Graduanda em Enfermagem.

Downloads

Publicado

2015-07-06

Como Citar

Mazon, L. M., & Piccini, E. (2015). A realidade e os desafios do enfermeiro na assistência a pessoa ostomizada. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 4(1), 117–128. https://doi.org/10.24302/sma.v4i1.798

Edição

Seção

Artigos