Avaliação do nível de ruído nas proximidades do Hospital Estadual de Laranjal do Jari (Amapá)

Autores

  • Willians Lopes de Almeida Instituto Federal do Amapá - Campus Laranjal do Jari
  • Vinícius Batista Campos Instituto Federal do Amapá - Campus Laranjal do Jari
  • Raimundo de Moura Rolim Neto Instituto Federal do Amapá - Campus Laranjal do Jari
  • Pablo Francisco Honorato Sampaio Instituto Federal do Amapá - Campus Laranjal do Jari
  • Edivan Damascena Ribeiro Instituto Federal do Amapá - Campus Laranjal do Jari
  • Jonatas Fernando Ramalho Cunha Instituto Federal do Amapá - Campus Laranjal do Jari

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v5i1.796

Palavras-chave:

Acústica. Ruído. Som.

Resumo

Este trabalho objetivou caracterizar o nível de ruído, através do nível de pressão sonora equivalente (LAeq), em uma via pública, nas proximidades do Hospital Estadual do Município de Laranjal do Jari, Estado do Amapá. Para tanto, foram quantificados tais valores num período de uma semana (de 12/05/14 a 16/05/14) em dois turnos (tarde e noite). Assim, foram realizadas 30 leituras (em cada período) de níveis de intensidade sonora sendo 1 (um) minuto o intervalo entre cada medição, o que totalizou 60 medições por dia e 300 ao fim da semana. O cálculo do LAeq se deu por meio da equação proposta pela norma brasileira 10.151/2000 e, portanto, calculou-se o nível equivalente de cada período para todos os dias. A fim de melhor interpretar os resultados e compará-los com a norma aqui exposta, fez-se a média aritmética dos valores de LAeq tanto do período diurno quanto do noturno. Os resultados médios obtidos foram de 67,2 dB (A) e 66,8 dB (A), respectivamente, para tarde e noite, e mostram que o nível de pressão sonora equivalente no local não está em conformidade aos padrões dados pela norma brasileira 10.151/2000, que são de 50 dB (A) para tarde e 45 dB (A) para noite. Dessa forma, as pessoas que diariamente frequentam o local (na via ou hospital) ficam submetidas a um desconforto acústico, o que pode ocasionar desde estresse até cansaço físico e mental.

Biografia do Autor

Willians Lopes de Almeida, Instituto Federal do Amapá - Campus Laranjal do Jari

Graduado em Física (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal do Amapá (2006-2009). Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pela Faculdade Internacional de Curitiba (2010-2011). Atualmente curso mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, também curso Especialização em Engenharia Ambiental, modalidade EAD, pela Universidade Cândido Mendes. Sou professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) - Câmpus Laranjal do Jari. Respondo como Diretor de Ensino do Câmpus Laranjal do Jari (Portaria n. 112/2014/GR/IFAP). Fui Coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente (Portaria n 811/2013/GR/IFAP). Revisor de periódicos científicos na área de Física, Ensino de Física e Ensino de Ciências: Revista Brasileira de Ensino de Física (2012-2012) - SBF; Revista Scientia Plena (2013-atual); Revista Ciências e Ideias (2013-atual) - IFRJ; Revista de Ciências da Amazônia (2013-atual) - UEAP. Revisor de artigos científicos no Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI 2012, 2013 e 2014). Tenho experiência na área de Física com ênfase nos seguintes temas: Ensino de Física e Física Ambiental. Também sou líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática do Vale do Jari (GPECMVJ) - IFAP, além de integrar outros grupos de pesquisa na mesma instituição.

Vinícius Batista Campos, Instituto Federal do Amapá - Campus Laranjal do Jari

Possui graduação em Engenharia Agronômica (2006), mestrado em Manejo de Solo e Água (2009) pelo Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutorado em Engenharia Agrícola (2012), área de concentração Manejo de solo e Água, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atualmente é Diretor Geral e professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), Campus Laranjal do Jari. Participa como conselheiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (FAPEAP) e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). Atua como revisor de periódicos nacionais e internacionais, além de emitir pareceres de projetos de pesquisa e extensão junto a alguns Institutos Federais. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Ambientais (GEPA-IFAP) e Vice Líder do Grupo de Extensão e Pesquisa em Gestão do IFAP, além de membro do Grupo Potencialidade Fisiológica, Bioquímica, Pós-colheita e Agroindustriais de Produtos Regionais (CCA/UFPB). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase nos seguintes temas: Metodologia da Pesquisa Científica, Ensino de Solos, Educação Ambiental, Gestão dos recursos naturais e Ciência do Solo.

Raimundo de Moura Rolim Neto, Instituto Federal do Amapá - Campus Laranjal do Jari

Atualmente é Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP, onde leciona as disciplinas no Curso Técnico em Meio Ambiente, Curso Superior de Ciências Biológicas e de Tecnologia em Gestão Ambiental. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Ambientais - GEPA/IFAP, na Linha de Pesquisa: Conservação de Bacias Hidrográficas. Formado em Tecnologia em Gestão Ambiental, Especialista em Análise e Avaliação de Impactos Ambientais pela Faculdade de Macapá - FAMA e Mestrando em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, PPG-SHS/EESC/USP. Áreas de Atuação: Qualidade das Águas, Avaliação de Impactos Ambientais, Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos.

Pablo Francisco Honorato Sampaio, Instituto Federal do Amapá - Campus Laranjal do Jari

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual da Paraíba (2009), mestrado em Física pela Universidade Federal de Campina Grande (2012). Tem experiência na área de Física. Atualmente é coordenador do Eixo Tecnológico de Meio Ambiente e professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), Campus Laranjal do Jari

Edivan Damascena Ribeiro, Instituto Federal do Amapá - Campus Laranjal do Jari

Técnico em meio ambiente, IFAP - Campus Laranjal do Jari

Jonatas Fernando Ramalho Cunha, Instituto Federal do Amapá - Campus Laranjal do Jari

Técnico em informática, IFAP - Campus Laranjal do Jari

Downloads

Publicado

2016-08-18

Como Citar

Almeida, W. L. de, Campos, V. B., Rolim Neto, R. de M., Sampaio, P. F. H., Ribeiro, E. D., & Cunha, J. F. R. (2016). Avaliação do nível de ruído nas proximidades do Hospital Estadual de Laranjal do Jari (Amapá). Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 5(1), 43–53. https://doi.org/10.24302/sma.v5i1.796

Edição

Seção

Artigos