Controle social: realidade de um município do meio oeste catarinense

Autores

  • Janaina Morostica Universidade do Oeste de Santa Catarina.
  • Lilian Amorim Universidade do Oeste de Santa Catarina.
  • Maria Odete Amorim Mendes Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Vilma Beltrame Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v4i1.746

Palavras-chave:

Participação social. Política de saúde. Conferência de saúde.

Resumo

Este artigo tem por  objetivo analizar as propostas aprovadas na III Conferência Municipal de Saúde do municipio de Joaçaba, localizado no meio-oeste de Santa Catarina, e relacioná-las com o que foi proposto no Plano Municipal de Saúde realizado no mesmo period. Foi realizado pesquisa documental nos relatórios dos eventos,  fornecidos pelo Presidente do Conselho Municipal de Saúde do município. Os dados mostraram que não há relação entre as propostas aprovadas na conferência e o conteúdo do Plano Municipal de Saúde, não têm relação com o eixo no qual foram elencadas e que, linguisticamente, algumas propostas não possuem nexo.Conclui-se que apesar da importância da confência Municipal de Saúde e do Plano Municipal de Saúde para a elaboração de políticas públicas coerentes com as necessidades da população e de ser tão bem embasado legalmente, o controle social, representado pelo conselho e conferência de saúde, ainda encontra dificuldade no desempenho de suas funções.

Biografia do Autor

Janaina Morostica, Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Mestrado em Biociências e Saúde. Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Lilian Amorim, Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Universidade do Oeste de Santa Catarina.
Mestrado em Biociências e Saúde

Maria Odete Amorim Mendes, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Universidade do Oeste de Santa Catarina
Mestrado em Biociências e Saúde

Vilma Beltrame, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Possui Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1980), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000).  Pesquisa, produção técnica e tecnológica focadas em Cuidado no Envelhecimento Humano e nas Condições Crônicas Não Transmissíveis. Professora dos Cursos de Enfermgem e Nutrição da UnC - Concórdia.

Downloads

Publicado

2015-07-06

Como Citar

Morostica, J., Amorim, L., Mendes, M. O. A., & Beltrame, V. (2015). Controle social: realidade de um município do meio oeste catarinense. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 4(1), 107–116. https://doi.org/10.24302/sma.v4i1.746

Edição

Seção

Artigos