Saúde, desenvolvimento humano e regional

Autores

  • Sandro Luiz Bazzanella Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v3i2.742

Palavras-chave:

Desenvolvimento. Saúde. Estado. Região.

Resumo

Alguns aspectos do presente artigo foram apresentados no colóquio no I Congresso de promoção à Saúde realizado no dia 16 de Outubro de 2014, na Universidade do Contestado,  Campus de Mafra – Santa Catarina. Participaram do colóquio o professor Dr. Markus Nahas da Universidade Federal de Santa Catarina, na condição de mediador do debate e, a professora Drª. Ana Maria Girotti Sperandio da Faculdade de Jaguariúna – São Paulo. A reflexão proposta se divide em três momentos reflexivos. Num primeiro momento, argumenta em torno da importância e das dificuldades das definições conceituais implicadas no termo desenvolvimento em suas diversas acepções e adjetivações. Num segundo momento, o artigo procura demonstrar de que forma a vida em sua dimensão meramente biológica se tornou o objeto por excelência da razão política, administrativa e jurídica do Estado na modernidade e, de forma mais intensa na contemporaneidade. Na terceira seção do artigo, a reflexão procura articular os conceitos de Estado, desenvolvimento e saúde, apontando para o fato de que o desenvolvimento de uma determinada região, senão do país depende do grau de vitalidade de suas instituições públicas, de seus atores privados e, da sociedade civil organizada.

Biografia do Autor

Sandro Luiz Bazzanella, Universidade do Contestado

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco (1989), mestrado em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003) e doutorado em Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é professor titular de filosofia da Universidade do Contestado na graduação no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional. Tem experiência na área de filosofia, atuando nas seguintes áreas temáticas: História da filosofia, filosofia política e ética, técnica, Estado e biopolítica.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-03-04

Como Citar

Bazzanella, S. L. (2015). Saúde, desenvolvimento humano e regional. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 3(2), 3–18. https://doi.org/10.24302/sma.v3i2.742

Edição

Seção

Artigos