Imunização na adolescência: procura vacinal e outros determinantes

Autores

  • Juciléa Kucarz Adamcheski Universidade do Contestado
  • Adriana Moro Wieczorkievicz Universidade Federal do Paraná
  • Camila Heiden Glonek Junkes Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v4i2.697

Palavras-chave:

Enfermagem. Imunização. Adolescentes.

Resumo

A imunização é uma das formas mais importantes de prevenir contra doenças. A implantação do novo calendário de imunização para os adolescentes foi um grande avanço na saúde pública. Este estudo teve como objetivo identificar os determinantes socioeconômicos e demográficos que contribuem para procura à imunização pelos adolescentes; Verificar a situação vacinal dos adolescentes assim como, se possuem o cartão vacinal; Apontar o conhecimento dos adolescentes em relação às vacinas disponíveis na rede pública e, verificar se o Programa Saúde na Escola (PSE) contribuiu para que os adolescentes procurem as unidades de saúde para receber a imunização e conhecer os motivos para a não vacinação. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa realizada em um município de pequeno porte localizado no Planalto Norte Catarinense, que teve como amostra 187 adolescentes. Os resultados apontam que a baixa procura dos adolescentes pela imunização ocorre principalmente por falta de conhecimento, mas que, após a implantação do Programa Saúde na Escola, a cobertura vacinal dos adolescentes foi melhorada, assim como, o conhecimento sobre a importância das vacinas. Estes resultados positivos são decorrentes das ações trabalhadas em conjunto pelas equipes das Estratégias Saúde da Família, assim como, dos profissionais da educação.

Biografia do Autor

Juciléa Kucarz Adamcheski, Universidade do Contestado

Enfermeira

Adriana Moro Wieczorkievicz, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Doutoranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas pela Universidade do Contestado. Especialista em Pediatria com Ênfase em Cuidados Intensivos Neonatais pelas Faculdades Pequeno Príncipe –Curitiba-PR e Acupuntura –CBES-PR.

Camila Heiden Glonek Junkes, Universidade do Contestado

Graduanda em Enfermagem, pela Universidade do Contestado

Downloads

Publicado

2015-12-15

Como Citar

Adamcheski, J. K., Wieczorkievicz, A. M., & Junkes, C. H. G. (2015). Imunização na adolescência: procura vacinal e outros determinantes. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 4(2), 115–124. https://doi.org/10.24302/sma.v4i2.697

Edição

Seção

Artigos