Exercício físico na promoção da saúde na terceira idade

Autores

  • William Cordeiro de Souza Especialista em Fisiologia do Exercício com Ênfase em Treinamento Esportivo. Pesquisador do Núcleo de Estudo Estudo em Atividade Física - NEAF. Universidade do Contestado - UnC.
  • Luis Paulo Gomes Mascarenhas Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente. Professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional, Universidade do Contestado - UnC. Professor do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.
  • Marcos Tadeu Grzelczak Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional, Universidade do Contestado - UnC. Professor do Curso de Educação Física da Universidade do Contestado - UnC.
  • Douglas Tajes Junior Mestrado em Desenvolvimento Regional, Universidade do Contestado - UnC. Professor do Curso de Educação Física da Universidade do Contestado - UnC.
  • Fabrício Faitarone Brasilino Professor da Universidade da Região de Joinville – Univille.
  • Valderi Abreu de Lima Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v4i1.672

Palavras-chave:

Envelhecimento. Idosos. Atividade Física.

Resumo

O presente estudo de característica descritiva exploratória buscou como objetivo realizar uma revisão bibliográfica, constituído como parâmetros científicos as bases de dados, com o intuito de verificar a importância do exercício físico na terceira idade e os benefícios que o mesmo traz para uma melhor promoção da saúde. A metodologia e os critérios utilizados para a seleção dos artigos para a presente pesquisa foi o seguinte: foram utilizadas as bases de dados do SciELO, LILACS, Dialnet e Ladindex. As palavras chaves foram selecionadas de acordo com os Descritores em Ciência da Saúde (DeCS), sendo assim escolhidas as que abordassem exercício físico, idosos e envelhecimento. Foram selecionados 24 estudos publicados na Argentina, Brasil e México entre o período de 1999 á 2012. As seguintes recomendações foram semelhantes na maioria dos trabalhos: que o exercício físico estruturado e planejado beneficia tantos os aspectos físicos e psicológicos da pessoa idosa. 

Biografia do Autor

William Cordeiro de Souza, Especialista em Fisiologia do Exercício com Ênfase em Treinamento Esportivo. Pesquisador do Núcleo de Estudo Estudo em Atividade Física - NEAF. Universidade do Contestado - UnC.

Especialista em Fisiologia do Exercício com Ênfase em Treinamento Esportivo. Pesquisador do Núcleo de Estudo Estudo em Atividade Física - NEAF. Universidade do Contestado - UnC.

Luis Paulo Gomes Mascarenhas, Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente. Professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional, Universidade do Contestado - UnC. Professor do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.

Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente. Professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional, Universidade do Contestado  - UnC. Professor do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.

Marcos Tadeu Grzelczak, Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional, Universidade do Contestado - UnC. Professor do Curso de Educação Física da Universidade do Contestado - UnC.

Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional, Universidade do Contestado  - UnC. Professor do Curso de Educação Física da Universidade do Contestado - UnC.

Douglas Tajes Junior, Mestrado em Desenvolvimento Regional, Universidade do Contestado - UnC. Professor do Curso de Educação Física da Universidade do Contestado - UnC.

Mestrado em Desenvolvimento Regional, Universidade do Contestado  - UnC. Professor do Curso de Educação Física da Universidade do Contestado - UnC.

Fabrício Faitarone Brasilino, Professor da Universidade da Região de Joinville – Univille.

Professor da Universidade da Região de Joinville – Univille.

Valderi Abreu de Lima, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Downloads

Publicado

2015-07-06

Como Citar

Souza, W. C. de, Mascarenhas, L. P. G., Grzelczak, M. T., Tajes Junior, D., Brasilino, F. F., & Lima, V. A. de. (2015). Exercício físico na promoção da saúde na terceira idade. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 4(1), 55–65. https://doi.org/10.24302/sma.v4i1.672

Edição

Seção

Artigos