Efeito hipolipemiante da farinha de feijão branco (Phaseolus vulgaris) em camundongos hiperlipidêmicos

Autores

  • Simone Molz Universidade do Contestado
  • Debora Nack Cordeiro Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v3i2.599

Palavras-chave:

Hiperlipidemia. Feijão branco. Phaseolus vulgaris. Triglicerídeos. Colesterol.

Resumo

Neste estudo, avaliou-se o efeito hipolipemiante de uma preparação caseira de farinha de feijão branco (Phaseolus vulgaris) em camundongos hiperlipidêmicos. Os animais controles receberam água ou doses crescentes (0,5; 0,75 e 1,0 g/kg) da farinha de feijão branco pela via oral (v.o.) 1 hora antes da administração de solução salina por via intraperitoneal (i.p.). Os animais hiperlipidêmicos receberam água ou farinha de feijão branco (0,5; 0,75 e 1,0 g/kg) v.o. e posteriormente Triton WR-1339 (200 mg/kg) pela via i.p.  Vinte e quatro horas após a aplicação de salina ou Triton WR-1339, foi realizada a coleta sanguínea para dosagem de colesterol total (CT) e triglicerídeos (TG). Os resultados foram analisados pela análise de variância de uma via, seguido do teste de Tukey e considerados significativos quando p<0,05. A administração de concentrações crescentes (0,5; 0,75 e 1,0 g/kg) da farinha de feijão branco aos animais controles não alterou a concentração de TG ou CT, evidenciando que a farinha de feijão branco não tem efeito per se sob a concentração dos lipídeos plasmáticos. Entretanto, a farinha de feijão branco na dose de 1,0 g/kg diminuiu significativamente o aumento de CT e TG (p<0,05 e 0,001, respectivamente) e na dose de 0,75 g/kg diminuiu a elevação de CT causada pelo Triton WR-1339 (p< 0,001). Conclui-se que o consumo de uma preparação caseira de farinha de feijão branco possui efeito hipolipemiante estatisticamente significativo na redução da concentração de TG e CT no modelo experimental de hiperlipidemia induzido pelo Triton WR-1339 em camundongos.

Biografia do Autor

Simone Molz, Universidade do Contestado

Graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestrado em Neurociência pela UFSC e Doutorado em Neurociência - ênfase em Neurobiologia Celular e Molecular pela UFSC e Universidad Autónoma de Madrid. Atualmente é professora da Fundação Universidade do Contestado. Tem experiência na área de Neurociência e Bioquímica, com ênfase em Neurotoxicidade e Neuroproteção, atuando principalmente nos seguintes temas: neurodegeneração e compostos neuroprotetores.

Debora Nack Cordeiro, Universidade do Contestado

Farmacêutica generalista. Graduada em Farmácia (2012) pela Universidade do Contestado.

Downloads

Publicado

2015-03-04

Como Citar

Molz, S., & Cordeiro, D. N. (2015). Efeito hipolipemiante da farinha de feijão branco (Phaseolus vulgaris) em camundongos hiperlipidêmicos. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 3(2), 44–52. https://doi.org/10.24302/sma.v3i2.599

Edição

Seção

Artigos