Estudo comparativo da prevalência de sobrepeso e obesidade em pré-escolares de Três Barras - SC

Autores

  • William Cordeiro de Souza Núcleo de Estudos em Atividade Física (NEAF) - Universidade do Contestado – UnC.
  • Luis Paulo Gomes Mascarenhas Universidade do Contestado
  • Fernando Carvalheiro Reiser Universidade do Vale do Itajaí
  • Wallace Bruno de Souza Universidade do Vale do Itajaí – Univali.
  • Marcos Tadeu Grzelczak Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v3i1.585

Palavras-chave:

Eutrófico. Sobrepeso. Obesidade. Índice de Massa Corporal (IMC). Crianças.

Resumo

O objetivo desse estudo foi realizar um comparativo entre o sobrepeso e obesidade entre meninos e meninas pré-escolares. A amostra foi constituída por 102 escolares, 56 do sexo masculino e 46 do sexo feminino com idade entre 4 e 5 anos, todos pertencentes de uma escola do município da cidade de Três Barras, Santa Catarina. Avaliou-se o peso e a estatura para obtenção do IMC e utilizou-se a referencia das curvas de percentis do IMC para idade, conforme padrão de referência do CDC (2000), atualmente recomendado pela Organização Mundial de Saúde. No tratamento estatístico foi utilizada a estatística descritiva (média, desvio padrão e frequência de percentual) e a comparação das variáveis entre os sexos pelo teste t de student com nível de significância p<0,05. Não foram encontradas diferenças significativas para idade, estatura e IMC, mas foram encontradas diferenças estatisticamente significativas no peso dos avaliados. Finalizando o estudo foi possível verificar que os meninos apresentaram uma alta predominância de sobrepeso e obesidade com relação às meninas, e também um IMC baixo para a idade.

Biografia do Autor

William Cordeiro de Souza, Núcleo de Estudos em Atividade Física (NEAF) - Universidade do Contestado – UnC.

Núcleo de Estudos em Atividade Física (NEAF) - Universidade do Contestado – UnC.

Luis Paulo Gomes Mascarenhas, Universidade do Contestado

Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente - Professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional - Universidade do Contestado – UnC.

Fernando Carvalheiro Reiser, Universidade do Vale do Itajaí

Bacharel em Educação Física - Universidade do Vale do Itajaí (2013), atuou como monitor na dissecação de cadáveres do Laboratório de Anatomia da Universidade de Itajaí, pesquisador pelo Grupo de Pesquisa e Desempenho Humano da UNIVALI.

Wallace Bruno de Souza, Universidade do Vale do Itajaí – Univali.

Graduado em Educação Física pela Universidade do Vale do Itajaí (2013), pós graduando em Treinamento Desportivo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em recreação e treinamento desportivo.

Marcos Tadeu Grzelczak, Universidade do Contestado

Mestrando do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional - Universidade do Contestado – UnC. Líder do Grupo de Pesquisa  NEAF - Núcleo de Estudos em Atividade Física, Universidade do Contestado – UnC.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-07-29

Como Citar

Souza, W. C. de, Mascarenhas, L. P. G., Reiser, F. C., Souza, W. B. de, & Grzelczak, M. T. (2014). Estudo comparativo da prevalência de sobrepeso e obesidade em pré-escolares de Três Barras - SC. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 3(1), 115–121. https://doi.org/10.24302/sma.v3i1.585

Edição

Seção

Artigos