A prevalência na utilização de medicamentos psicotrópicos no município de Mafra: um estudo retrospectivo

Autores

  • Jacqueline Gruber Universidade do Contestado
  • Luciana Maria Mazon Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v3i1.534

Palavras-chave:

Psicotrópicos. Saúde Pública. Saúde Mental.

Resumo

O consumo de medicamentos psicotrópicos tem sido objeto de diversos estudos no Brasil, devido a seus impactos sociais, econômicos e, sobretudo, suas implicações na saúde da população. O objetivo central deste estudo foi identificar a prevalência do uso de substâncias psicotrópicas entre o período de 2009-2011 no município de Mafra/SC. Tratou-se de uma pesquisa documental ao banco de dados Olosthech, no qual se gerencia a dispensação dos medicamentos no município. A pesquisa revelou que no ano de 2009, 20,9% da população de Mafra fazia uso de algum medicamento psicotrópico, já em 2010 este número foi equivalente a 7,6%, voltando a se elevar no ano de 2011 para 36,8%. Os medicamentos psicotrópicos de maior dispensação foram o clonazepam, a amitriptilina e a fluoxetina. Os dados indicam uma alta prevalência no uso dessas substâncias pela população do município de Mafra/SC. Espera-se que os dados obtidos com este estudo, subsidiem o planejamento de ações e a implementação de políticas de saúde voltadas a saúde mental e ao maior controle no consumo dessas substâncias.

Biografia do Autor

Jacqueline Gruber, Universidade do Contestado

Graduanda em Enfermagem. Universidade do Contestado. Campus Mafra

Luciana Maria Mazon, Universidade do Contestado

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, com especialização em Gestão Pública em Saúde pela UFPR. Mestranda do curso de Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas pela Universidade do Contestado/UnC. Atualmente é servidora pública atuante na área de saúde coletiva e docente da Universidade do Contestado Campus Mafra.

Downloads

Publicado

2014-07-29

Como Citar

Gruber, J., & Mazon, L. M. (2014). A prevalência na utilização de medicamentos psicotrópicos no município de Mafra: um estudo retrospectivo. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 3(1), 44–50. https://doi.org/10.24302/sma.v3i1.534

Edição

Seção

Artigos