A importância da dermatoglifia na detecção de talentos no esporte: estudo de revisão

Autores

  • William Cordeiro de Souza Educador Físico. Universidade do Contestado, UnC. Especialista em treinamento esportivo com ênfase em fisiologia do exercício.
  • Luis Paulo Gomes Mascarenhas Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente. Professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional. Universidade do Contestado, UnC.
  • Marcos Tadeu Grzelczak Universidade do Contestado
  • Wallace Bruno de Souza Universidade do Vale do Itajaí, Univali.
  • Fernando Carvalheiro Reiser Universidade do Vale do Itajaí, Univali.

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v3i1.532

Palavras-chave:

Dermatoglifia. Esportes. Talentos.

Resumo

O presente estudo de característica descritiva exploratória buscou como objetivo realizar uma revisão bibliográfica, constituído como parâmetros científicos as bases de dados, com o intuito de verificar a importância da dermatoglifia na detecção de talentos no esporte. A metodologia e os critérios utilizados para a seleção dos artigos para a presente pesquisa foi o seguinte: foram utilizadas as bases de dados do SciELO, Latindex, Dialnet e LILACS. As palavras chaves foram selecionadas de acordo com o DeCS, sendo assim escolhida a que abordasse a dermatoglifia. Foram selecionados 26 estudos publicados no Brasil e na Argentina entre o período de 2003 á 2012. Assim, através desses estudos foi verificado que a dermatoglifia ajuda diretamente na detecção de talentos e contribui diretamente na performance do esporte de alto rendimento.

Biografia do Autor

William Cordeiro de Souza, Educador Físico. Universidade do Contestado, UnC. Especialista em treinamento esportivo com ênfase em fisiologia do exercício.

Educador Físico. Universidade do Contestado, UnC. Especialista em treinamento esportivo com ênfase em fisiologia do exercício.

Luis Paulo Gomes Mascarenhas, Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente. Professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional. Universidade do Contestado, UnC.

Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente. Professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional. Universidade do Contestado, UnC.

 

Marcos Tadeu Grzelczak, Universidade do Contestado

Mestrando em Desenvolvimento Regional - Universidade do Contestado- UnC/ Canoinhas-SC e Mestrando em Ciências Biomédicas pelo PROINBIO- UDELAR/Uruguay. Professor da Universidade do Contestado – UnC, Porto União – SC.

Wallace Bruno de Souza, Universidade do Vale do Itajaí, Univali.

Universidade do Vale do Itajaí, Univali.

Fernando Carvalheiro Reiser, Universidade do Vale do Itajaí, Univali.

Universidade do Vale do Itajaí, Univali.

Downloads

Publicado

2014-07-29

Como Citar

Souza, W. C. de, Mascarenhas, L. P. G., Grzelczak, M. T., Souza, W. B. de, & Reiser, F. C. (2014). A importância da dermatoglifia na detecção de talentos no esporte: estudo de revisão. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 3(1), 31–43. https://doi.org/10.24302/sma.v3i1.532

Edição

Seção

Artigos