Causas e efeitos do encerramento da carreira futebolística

Autores

  • Greissa Leandra de Marco Universidade do Contestado
  • Jairo Luiz Filho Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v2i1.393

Palavras-chave:

Futebol, Encerramento, Causas, Efeito.

Resumo

O futebol é parte da identidade cultural tanto do Brasil como de vários outros países e, é tido por milhares de jovens de famílias de classe baixa, como a oportunidade de ascensão no campo profissional, econômico e social. O objetivo deste trabalho foi identificar as causas que determinam o abandono do futebol e quais os efeitos causados pelo encerramento da carreira futebolística. Para isso foram avaliados 21 ex-jogadores do futebol profissional, atuantes na Liga Pomerodense nos anos de 2010, 2011 ou 2012, através de entrevista semiestruturada. E o resultado revelou que este é um período muito conturbado na vida do atleta, pois ele perde sua referência, gerando grandes mudanças em todos os sentidos de sua vida. Esta pesquisa concluiu que a falta de escolaridade, o afastamento da família, a falta de formação e de informação são os principais motivos que os levaram a não planejar suas vidas para o futuro, como investimentos a curto, médio e longo prazo. E, conseqüentemente, ao afastamento do glamoroso mundo do futebol.

 

Biografia do Autor

Greissa Leandra de Marco, Universidade do Contestado

Graduada em Fisioterapia; Mestre em Saúde Coletiva. Atualmente trabalha como coordenadora do Pólo de EAD campus Curitibanos e leciono no curso de Educação Física as seguintes disciplinas: anatomia humana, cinesiologia, medidas e avaliação em educação fisica.

Publicado

2013-08-20

Como Citar

Marco, G. L. de, & Luiz Filho, J. (2013). Causas e efeitos do encerramento da carreira futebolística. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 2(1), 59-68. https://doi.org/10.24302/sma.v2i1.393

Edição

Seção

Artigos