Do mundo social para as redes sociais: projeto PETLIVE

saúde em pauta

Autores

  • Jihad Youssef Hajar Ramos Universidade Federal do Paraná
  • Amanda do Rosario Costa Universidade Federal do Paraná
  • Isabela Andreola Augusto Universidade Federal do Paraná
  • Carla Straub Universidade Federal do Paraná
  • Robson de Oliveira Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3427

Resumo

Introdução: Com a eclosão da pandemia causada pela COVID-19, o distanciamento físico trouxe à tona a necessidade de novas formas de interação social. Essa nova realidade atinge diversas áreas da vida cotidiana nos âmbitos social, profissional e acadêmico. Sendo assim, a educação remota passou a ser uma nova constante na academia. Um dos efeitos disso foi a organização do PetLive, que inicia em abril de 2020 como uma solução para dar continuidade às ações praticadas pelo Pet Saúde Interprofissionalidade e refletindo sobre o contexto da pandemia. Objetivo: Apresentar o PETLive – Saúde em Pauta enquanto iniciativa que, por meio do preconizado pela educação interprofissional1, fomentou o acesso às informações técnicas de qualidade sobre saúde em tempos de pandemia e distanciamento físico. Metodologia: A plataforma virtual ‘Instagram’ foi utilizada para a realização dos encontros remotos, por meio de “lives” (encontros ao vivo) na internet. Nesses encontros, profissionais da área de saúde foram entrevistados por discentes dos cursos de Saúde Coletiva e Serviço Social, somado a isso foi utilizado o recurso das “caixas de perguntas”, espaço de interação entre os que assistem com os que apresentam, facilitando a interação entre espectador e profissionais por meio de perguntas. Foram convidados profissionais de áreas diversas da saúde para a exposição dos temas, como docentes de Saúde Coletiva e Serviço Social, Fonoaudióloga, Assistentes Sociais e Psiquiatra. Ao total ocorreram cinco “lives” com os temas “História do SUS”, “Distanciamento Físico”, “Atenção Primária em Saúde”, “Serviço Social em tempos de pandemia” e “Saúde Mental”. Os temas foram pré-estabelecidos pelos discentes e divulgadas com antecedência nas redes sociais. Após a transmissão do encontro, os vídeos foram hospedados no ‘Youtube’ e ‘Instagram’ (IGTv) para viabilizar o acesso dos que não conseguiram assistir de forma síncrona. Resultados: As “lives” tiveram um alcance significativo; as transmissões ao vivo, feitas uma vez por semana no Instagram em conjunto com as publicações no Youtube, potencializaram o alcance e a disseminação de informação técnica de qualidade sobre temas atinentes a pandemia. As transmissões duraram 60 minutos e atraíram um público média de 150 pessoas a cada encontro. Considerações Finais: Os discentes são parte essencial para o desenvolvimento dessa iniciativa, portanto, para a continuidade do PetLive será necessário a participação de novos discentes, para uma melhor execução da mesma e pluralidade de ideias e propostas. O projeto inicial, que teve duração de 5 semanas, obteve um resultado positivo, com um bom desempenho nas redes, extrapolando o nicho municipal. Sendo assim, a perspectiva é da organização de novas temporadas para serem abordados outros temas relacionados à Saúde e enfrentamento a COVID-19.

Palavras-chave: Coronavírus. Saúde. Educação em Saúde.

Biografia do Autor

Jihad Youssef Hajar Ramos, Universidade Federal do Paraná

Discente do curso de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná – Litoral. Discente do PET Interprofissionalidade Paranaguá.

Amanda do Rosario Costa, Universidade Federal do Paraná

Discente do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Paraná – Litoral. Discente do PET Interprofissionalidade Paranaguá.

Isabela Andreola Augusto, Universidade Federal do Paraná

Discente do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Paraná – Litoral. Discente do PET Interprofissionalidade Paranaguá. Paraná. Brasil.

Carla Straub, Universidade Federal do Paraná

Professora do curso de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná – Litoral. Coordenadora do grupo 1 do PET Interprofissionalidade Paranaguá. Paraná. Brasil.

Robson de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Professor do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Paraná. Tutor do grupo 1 do PET Saúde Interprofissionalidade. Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Ramos, J. Y. H., Costa, A. do R., Augusto, I. A., Straub, C., & Oliveira, R. de. (2020). Do mundo social para as redes sociais: projeto PETLIVE: saúde em pauta. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9(Supl.1), 49–50. https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3427