Divulgação de informação no eixo ensino-serviço-comunidade produzidos pelo grupo de vigilância em saúde Curitiba – Paraná

Autores

  • Jackeline Akemi Itiyama Universidade Federal do Paraná
  • Neferti Júlio Mastey Universidade Federal do Paraná
  • Mayara Maemi Matsuzaki Universidade Federal do Paraná
  • Inaye Ribeiro Universidade Federal do Paraná
  • Evelyn Louise Antonio Universidade Federal do Paraná
  • Laura Christina Macedo Universidade Federal do Paraná
  • Fernanda Moura D’Almeida Miranda Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3424

Resumo

Introdução: A pandemia causada pelo novo coronavírus, implicou em suspensão das atividades presenciais na Universidade Federal do Paraná¹, como também, no PET - Saúde Interprofissionalidade em Curitiba. Entretanto, o grupo Vigilância em Saúde continuou desenvolvendo atividades baseadas no trabalho interprofissional e na prática colaborativa², pois identificou a necessidade de divulgação de informações no eixo ensino-serviço-comunidade por meio do compartilhamento de materiais respaldados cientificamente, com intuito de elucidar dúvidas da sociedade. Objetivo: Caracterizar a produção de materiais educativos relacionados à pandemia de covid19 realizadas pelo grupo Vigilância em Saúde do PET Saúde Interprofissionalidade de Curitiba. Método: Relato de experiência sobre materiais educativos produzidos entre março e julho de 2020 pela coordenadora, tutoras, preceptoras e estudantes bolsistas. O grupo é composto por enfermeiras, dentista, médica e estudantes de graduação em enfermagem, farmácia, odontologia, terapia ocupacional e medicina. Os campos de atuação são unidades básicas e distritos sanitários de saúde. Resultados: Em cinco meses foram produzidos cinco cartilhas, seis vídeos, dois folders e um cartaz. No mês de março formulou-se uma cartilha e um vídeo, sobre: o novo coronavírus e medidas de segurança para trabalhadores de saúde. Em abril produziu-se cartilha, folder e vídeo sobre o uso correto da máscara de tecido. Em maio foi feito um vídeo explicativo sobre as atividades do grupo. Em junho foram elaborados: vídeo sobre medidas de segurança nos supermercados e cartilha sobre o programa de responsabilidade sanitária e social em Curitiba. Em julho, confecção de folder sobre a classificação de risco de contaminação de acordo com a atividade local; cartilha e vídeo sobre cuidados no consultório odontológico com cartaz explicativo para os pacientes. Para a criação dos materiais foram utilizadas informações disponíveis em artigos científicos nacionais e internacionais e conteúdo disponibilizado em sites governamentais. Os materiais produzidos continham ilustrações e textos curtos, visando transmitir informações de forma simples e esclarecedora e foram divulgados nas redes sociais do grupo: Facebook, Twitter, Instagram e Whatsapp. De acordo com os registos do grupo, as informações chegaram diretamente a 528 pessoas, que, tornaram-se replicadores destas informações. Conclusão: A elaboração de materiais educativos e informes para adoção de medidas preventivas contra a Covid-19, mostrou-se um instrumento de produção de conhecimento de maneira remota que auxilia no entendimento e divulgação de informação no eixo ensino- serviço-comunidade. Por meio das atividades desenvolvidas, o PET tem alcançado a educação pelo trabalho em saúde e promovido a integração entre docentes, estudantes de graduação e profissionais da rede municipal de saúde.

Palavras-chave: Educação em Saúde. Coronavírus. Isolamento social.

Biografia do Autor

Jackeline Akemi Itiyama, Universidade Federal do Paraná

Aluna do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, bolsista do Subgrupo Vigilância em Saúde – PET Saúde Interprofissionalidade Curitiba. Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Neferti Júlio Mastey, Universidade Federal do Paraná

Aluna do Curso de Graduação em Enfermagem, bolsista do Subgrupo Vigilância em Saúde – PET Saúde Interprofissionalidade Curitiba. Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Mayara Maemi Matsuzaki, Universidade Federal do Paraná

Aluna do Curso de Graduação em Odontologia, bolsista do Subgrupo Vigilância em Saúde – PET Saúde Interprofissionalidade Curitiba. Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Inaye Ribeiro, Universidade Federal do Paraná

Aluna do Curso de Graduação em Enfermagem, bolsista do Subgrupo Vigilância em Saúde – PET Saúde Interprofissionalidade Curitiba. Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil

Evelyn Louise Antonio, Universidade Federal do Paraná

Dentista, Servidora Pública da Secretaria Municipal de Saúde em Curitiba. Preceptora do Subgrupo Vigilância em Saúde –  PET Saúde Interprofissionalidade Curitiba. Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Laura Christina Macedo, Universidade Federal do Paraná

Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem. Coordenadora do Subgrupo Vigilância em Saúde – PET Saúde Interprofissionalidade Curitiba. Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Fernanda Moura D’Almeida Miranda, Universidade Federal do Paraná

Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem. Coordenadora do Subgrupo Vigilância em Saúde – PET Saúde Interprofissionalidade Curitiba. Universidade Federal do Paraná. Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Itiyama, J. A., Mastey, N. J., Matsuzaki, M. M., Ribeiro, I., Antonio, E. L., Macedo, L. C., & Miranda, F. M. D. (2020). Divulgação de informação no eixo ensino-serviço-comunidade produzidos pelo grupo de vigilância em saúde Curitiba – Paraná. Saúde E Meio Ambiente: Revista Interdisciplinar, 9(Supl.1), 47–48. https://doi.org/10.24302/sma.v9iSupl.1.3424